Registar | Iniciar sessão

Blog de gatos

2 comentários É muito caro ter um gato?

É muito caro ter um gato?Creio que este artigo vai calhar muito bem a todos aqueles que têm dúvidas sobre ter ou não um gato como animal de estimação “É muito caro ter um gato?” Muitas vezes fizeram-me esta pergunta conhecidos meus. Nas seguintes linhas tentarei responder a esta pergunta importante.

Para responder com conhecimento total, quis comparar a minha opinião com Isabel, uma muito boa amiga, e quando perguntei-lhe por este adorável animal, torna-se muito caro ter um gato, sorriu respondendo que é muito maior a alegria proporcionada pela sua companhia. Opina que é possível assumir o custo de produtos para a sua alimentação, saúde e atenção, pelo felizes que os fazem sentir.

3 comentários Que acessórios é que são imprescindíveis para os nossos gatos

Que acessórios é que são imprescindíveis para os nossos gatosTalvez estejas a ponderar a ideia de adoptar um gatinho como animal de estimação. Se for o caso decide-te, pois apesar do que os que falam mal possam dizer, os gatos estão entre os melhores animais que podemos adoptar para fazerem-nos companhia.

Não obstante, queremos falar-te de algo muito importante que deverás reunir antes de levar um felino para a tua casa e que se trata dos acessórios que resultarão imprescindíveis para que cuides dele o melhor possível. Assim que sem mais demoras, vejamos os acessórios que são imprescindíveis para criar um gato.

Acessórios para a alimentação

A alimentação é vital no cuidado de qualquer animal de estimação. Para que o nosso gato se alimente da forma mais cómoda e descansadamente possível deveremos oferecer-lhe um bom comedouro e bebedouro.

0 comentários Porque é que os nossos gatos continuam a caçar?

Porque é que os nossos gatos continuam a caçar?Apesar de estarem muito bem alimentados (e com frequência até demais), é algo familiar para os nossos gatos, especialmente aqueles que permanecem fora de casa em algum momento do dia, o deixar pequenos “presentes” de pássaros mortos ou roedores juntos às portas exteriores da casa ou no jardim (inclusive algumas pessoas poderão ter a infelicidade de os encontrar dentro da própria casa).

Não há dúvida que trata-se de algo curioso e que desperta muitas perguntas, sobretudo quando os nossos animais de estimação estão tão bem alimentados que não têm necessidade de sair para caçar.

1 comentários Pulgas em gatos

Pulgas em gatosAs pulgas são insectos da família dos sifonápteros, o que quer dizer que na boca têm um tubo (ou sifão) que cravam na pele para chupar sangue.

Características das pulgas dos gatos

Estes poderosíssimos vampiros em miniatura são os seres vivos que mais longe conseguem saltar em relação ao seu tamanho. Para além disso, o seu corpo rijo permite alcançar grandes velocidades entre o pelo das suas vitimas, entre estas os cães, gatos e pessoas com pouca higiene.

As pulgas dos gatos amam as comodidades de uma casa segura, comida abundante e espaço para procriar. Para a vitima o custo do seu ataque é alto. Quando a pulga crava o seu espigão para iniciar um banquete sangrento, também injecta a sua saliva já que esta contém substâncias descoagulantes. Isto concede à pulga a categoria de vector epidemiológico, onde também estão os mosquitos e os carrapatos. Tanto é assim que durante o século XIV esta originou a morte a mais de 70 milhões de pessoas enquanto espalhava a peste negra.

2 comentários O que trazem os gatos às crianças?

O que trazem os gatos às crianças?Para além de serem excelentes companhias para a brincadeira, os gatos são verdadeiros exemplos para as crianças. E é que entre outras qualidades, estes animais destacam-se neste reino pela sua higiene e exactidão nos horários. Por isso, ainda que não acreditas, ou não advirtas com facilidade, através de um gato podes começar a formar condutas e hábitos no teu filho.

Os gatos, regra geral, e se possuíres uma espécie deles em tua casa deves sabê-lo, regem a sua vida por horários e por costumes, ou seja, o seu relógio biológico indica-lhes qual é o seu horário habitual para comer, dormir e brincar.

0 comentários Como educar um gato

Como educar um gatoGeralmente acredita-se que apenas os cães são capazes de responder de forma rápida ao treino oferecido pelos seus donos. É certo que têm uma certa vantagem, no entanto os gatos também são receptivos à educação e conhecem o seu nome assim como a ordem de chamar.

AO ABRIR OS OLHOS

O processo de socialização de um animal é determinante para o seu comportamento com os humanos. Por isso, é importante que inicies este processo quando o gato seja pequeno para que seja mais fácil.

A socialização dos gatos começa quando ainda fazem parte da camada e vá desenvolvendo junto à sua mãe os instintos básicos como comer, lamber-se, etc. Especialistas afirmas que o processo de socialização começar por volta das três semanas quando abrem os olhos e os ouvidos.

1 comentários Factores mais frequentes que stressam os gatos

Factores mais frequentes que stressam os gatosO stress nos gatos geralmente está relacionado com alterações bruscas que requerem adaptação por parte do animal, assim como doenças, obesidade e parasitas.

De tal forma que, o tratamento desde transtorno, que se manifesta, geralmente, na conduta do felino deve indicar-se logo depois de analisar-se o comportamento do animal de estimação, assim como o ambiente em que se encontra exposto.

Na determinação da origem do stress existem dois factores fundamentais: o dono do gato e o veterinário, este último com participação de destaque devido à sua condição de especialista.

0 comentários Como melhorar a velhice do teu gato?

Como melhorar a velhice do teu gato?Para os amantes dos gatos constitui um enorme prazer que o seu animal de estimação envelheça a seu lado. Sem dúvida, prolongar a vida desses animais, que com o tempo convertem-se nos nossos mais fiéis amigos, é fantástico.

Para isso, é preciso que durante a vida do teu gato zeles pela sua saúde, alimentá-lo e exercitá-lo de forma adequada. A esperança de vida dos gatos aumenta na medida em que saibamos e possamos brindar-lhes as atenções que requerem.

À diferença que nas pessoas, a velhice dos gatos inicia-se a partir dos 8 anos. E ainda que possa parecer pouco tempo, muitos gatos chegam a essa idade em condições difíceis. É provável que alguns felinos envelheçam com problemas como diabetes, obesidade, falta de apetite, cancro e hipertensão arterial.

1 comentários A socialização dos gatinhos

A socialização dos gatinhosA separação do teu gatinho da sua mãe, assim como a chegada a tua casa, ou melhor, à sua nova casa, são momentos chave na vida deste pequeno felino. A forma em que manejes e supervisiones estas acções influenciará, de forma positiva ou negativa, na posterior conduta do teu animal de estimação.

A socialização de um gato se inicia a partir do seu nascimento. Nessa primeira etapa, o rapaz assumirá condutas, conhecimentos e atitudes inatas, através da imitação da sua mae. Dela aprenderá como comer, lamber-se e algo muito importante, a não temer as pessoas. Claro, este último sucederá se trata-se de uma gata doméstica que vive em harmonia com os seus donos.

Deves saber que são durante os primeiros meses de vida do gato que  definem o seu carácter, comportamento e forma de relacionar-se com outros animais. Como o seu dono, recai em ti a responsabilidade de que estes aspectos se desenvolvam de forma favorável.

0 comentários Conselhos para dar um medicamento a um gato

Conselhos para dar um medicamento a um gatoTer um gato lindo, brincalhão e saudável é a meta de muitas das pessoas que disfrutam da companhia de um animal em sua casa. Quando este fica doente, para além de angústia, em certas alturas surge a pergunta: Como dar o medicamento ao meu animal de estimação?

No presente artigo oferecemos-te conselhos úteis para administrar os medicamentos ao teu gato, um animal que complica o processo devido às suas unhas e tendência de morder.

Antes de qualquer patologia que o teu gato apresente, a primeira coisa que deves fazer o teu veterinário. É ele a pessoa facultada para indicar que medicamentos devem-se consumir, assim como as doses e frequências com as que se aplicará o mesmo. Lembra-te que um diagnóstico e plano errados podem provocar consequências nefastas.

1 2 3 4 5 6 7 > >>
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.