Registar | Iniciar sessão
Gatos Angorá Turco 1 comentarios

Detalhes sobre a raça Angorá turco

Detalhes sobre a raça Angorá turcoO standard da raça de gatos Angorá turco evoluiu muito desde a primeira exposição de gatos em que se deu a conhecer a finais do século XIX em Inglaterra. O Angorá turco atual é mais fino, apresenta um porte mais alto e refinado, e tem umas orelhas maiores do que os primeiros gatos de Ankara.

Cabeça

A cabeça é harmoniosa, de um tamanho de pequeno a média e de forma triangular, estreitando-se ligeiramente até aos bigodes. De perfil está formado por 2 linhas retas, uma que se estende de cima da cabeça até aos olhos e forma a frente, e outra que vai desde dos olhos até ao nariz. Estas duas linhas formam um ângulo muito aberto.

O focinho é quase arredondado, para além de bastante longo. O seu nariz apresenta um tamanho mediano, quase reto, com um queixo firme e ligeiramente arredondado na vertical.

Olhos

Os olhos desta raça são grandes, amendoados, ligeiramente oblíquos e muito expressivos. Os dos primeiros Angorá turcos trazidos da Turquia eram azuis ou ímpares, com um olho azul e outro laranja ou verde. Agora todas as cores são aceites.

Orelhas

As orelhas são grandes e amplas na base. Estas se vão estreitando ligeiramente até terminar em ponta. Geralmente na ponta apresentam pêlo como o lince. As orelhas são de inserção alta e estão bastante firmes.

Corpo

O pescoço do Angorá Turco é bastante longo e delgado, tal como o seu corpo. Apresenta uma estrutura óssea muito delgada, ainda que pode parecer um gato ainda maior graças à sua pelagem espessa. Mas o normal nos gatos desta raça é que o seu peso varie entre os 2,5 e os 5 kg.

As patas estão em harmonia com o resto do corpo. São longas e delgadas, terminando nos pequenos pés ovais ou redondos, com mechas de pêlo entre os dedos. As patas traseiras são ligeiramente maiores do que as dianteiras.

A cauda segue as mesmas regras de proporção. É longa, aplumada, de forma cónica e com frequência apresenta uma espécie de penacho como as das penas das avestruzes que dão ainda mais elegância à raça.

Pelagem

A pelagem da raça é de semi-comprida a comprida sem sub-pêlo. A pelagem é suave, fina e sedosa. Por outro lado, a sua pelagem é mais comprida e grossa na zona do pescoço, na barriga e na cauda, com tendência a ondular-se na parte inferior. Este se desenvolve completamente até ao primeiro ano de vida e alcança a sua plenitude aos 4 anos de idade.

Cores

Durante muitos anos apenas a cor branca era reconhecida, mas devido aos múltiplos problemas de surdez que se originavam nos cruzamentos entre gatos brancos, rapidamente se reconheceram outras cores como azuis, creme, pretos, vermelhos, tartaruga, tabby e inclusive bicolores. Os únicos que não são reconhecidos são os ponto de cor e os lilases.

Categorias: Gatos Angorá Turco,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Tenho uma gata e gostaria de saber se tem algum cruzamento com o Angorá, pois a descrição se encaixa com a aparência dela...
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.