Registar | Iniciar sessão
Caraterísticas e anatomia dos gatos 0 comentarios

Os sentidos dos gatos: olfato, paladar e tato

Os sentidos dos gatos: olfato, paladar e tatoContinuamos a falar dos sentidos dos gatos. E se ontem falamos dos sentidos da visão e da audição, hoje vamos falar dos seus sentidos do olfato, paladar e tato. E além disso, comentaremos um sexto sentido que as nossas mascotes apresentam: O órgão de Jacobson ou órgão vomeronasal.

O olfato

O olfato é um sentido muito importante na vida social dos nossos felinos, já que lhes ajuda a delimitar território. Além disso, o seu sentido de olfato superdesenvolvido permite detetar comida em mau estado ou envenenada.

Os gatos apresentam duzentos milhões de terminais olfativos, contra os cinco milhões que os humanos possuem. Como vemos, este sentido está 50 ou 70 vezes mais desenvolvido nos gatos do que em nós.

O paladar

Ao contrário do que se passava com os outros sentidos que falamos até agora, o paladar dos gatos está menos desenvolvido que o dos humanos. Um gato adulto conta, à volta de 500 papilas gustativas, sendo que os humanos possuem quase 10.000.

Ao contrário dos cães, o sentido do paladar dos gatos localiza-se na ponta da língua, o que permite provar as coisas sem ter de as engolir. As nossas mascotes são sensíveis aos sabores amargos, ácidos e salgados, mas não aos doces.

O tato

O seu sentido de tato está muito desenvolvido também. As suas vibrissas encontram-se principalmente nos bigodes, embora também as encontramos nas suas patas, queixo e sobrancelhas. Estas indicam-lhe a proximidade dos obstáculos (inclusive na obscuridade total) e também as variações da pressão do ar. Isto é o que permite medir a largura das coisas.

Como vemos, os bigodes são essenciais no gato, pelo que é absolutamente necessário que nunca os cortemos, visto que os destabilizaria. As almofadas que cobrem as suas patas são muito sensíveis às vibrações e a sua pele está pontilhada de células táteis extremamente sensíveis.

Outros sentidos: O órgão de Jacobson ou órgão vomeronasal

O órgão de jacobson é um verdadeiro sexto sentido nos gatos. Tal como os cães ou os cavalos, os gatos são capazes de sentir odores com a ajuda do órgão vomeronasal. Este sentido encontra-se nos incisivos superiores (na cartilagem do septo nasal) e permite-lhe saborear através olfato, em vez do paladar.

Esta ação é geralmente usada pelos gatos para “estudar” a urina dos outros gatos, algo muito importante, sobretudo nos machos, já que este órgão é capaz de captar e fixar o odor das hormonas sexuais ou feromonas.

Categorias: Anatomia,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.