Registar | Iniciar sessão
Caraterísticas e anatomia dos gatos 0 comentarios

Os bigodes dos gatos

Os bigodes dos gatosQuando nos movemos pela noite em espaços escuros geralmente utilizamos as mãos para sentir as paredes, certo? Pois essa função fazem os gatos com os seus bigodes.

Mas esta é apenas uma das muitas funções e particularidades dos bigodes dos gatos.

Nas seguintes linhas analisaremos esta parte do corpo dos gatos, conheceremos as funções que têm e desta forma conheceremos um pouco mais os nossos grandes amigos felinos.

O que são os bigodes dos gatos?

Mas começar devemos dizer que os bigodes dos gatos também são chamados de vibrissas e que estas não são exclusivas dos gatos. As vibrissas são um tipo de pêlo especial presente em muitos animais, geralmente em forma de bigode e que actuam como um sensor táctil para o animal. Todos os felinos têm vibrissas, mas também os cães, as focas, os coelhos, os ratos e inclusive os golfinhos. Igualmente há aves que apresentam e até plantas.

O gato concretamente conta com 24 bigodes e todos eles contam com uma raiz muito sensível que lhes ajudam, entre outras coisas, a sentir as correntes de ar e perceber odores ou a tocar nas superfícies ao seu redor. Os gatos também apresentam vibrissas nas pálpebras e atrás das patas dianteiras, ainda que as dos bigodes são mais espessas.

Funções dos bigodes

A função principal dos seus bigodes é transmitir todo o tipo de informações ao cérebro do gato. Estes são muito sensíveis e detectam qualquer tipo de corrente de ar, até as mais fracas. Desta forma, qualquer objecto que forme uma barreira podem detectá-lo e sabem que tem que evitá-lo. Graças aos bigodes podem evitar inclusive tocá-lo. Igualmente também detectam a decoração do vento, algo muito útil para detectar o odor da comida ou de uma gata no cio no caso dos machos.

Os bigodes também são uteis antes de um grande salto. Com eles medem a velocidade do vento. Quanto maior for o vento, menos forte o gato saltará. Finalmente, numa passagem estreita, o gato sabe graças aos seus bigodes se cabe ou não.

Problemas com os bigodes cortados

Ao contrário do que se acredita comumente, os bigodes dos gatos pdoem voltar a crescer se acidentalmente forem cortados. Claro que não devemos usar uma tesoura de propósito, mas se por alguma situação algum bigode for cortado não devemos nos preocupar demasiado. Estes com o passar do tempo voltarão a crescer.

O que fará o gato nesta situação? Pois certamente que os gatos se sentirão muito menos seguros pois perderão referências úteis para os seus movimentos, pelo que mostrarão serem mais inseguros.

Tanto é assim que existem teorias que afirmam que as gatas mãe arrancam os bigodes aos gatinhos muito pequenos para evitar que se afastem demasiado do ninho.

Formas de comunicação com os bigodes

Por último queremos dizer que através da posição dos bigodes o gato também está a mostrar o seu estado de espírito, já que estes se movem dependendo das suas emoções. Se vemos os bigodes para trás, no mínimo estará inquieto. Pelo contrário se os vermos para a frente é sinal de ataque, e o pequeno felino estará a ponto de atacar.

Categorias: Anatomia,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.