Registar | Iniciar sessão
Caraterísticas e anatomia dos gatos 0 comentarios

A língua dos gatos

A língua dos gatosOs gatos são animais muito formosos, elegantes e também poderosos. Este ultima não é por terem uma grande força, mas porque são uma sensação de serem místicos e misteriosos.

O mistério destes animais deve-se a razões, tanto físicas como de caráter próprio destes animais. A sua independência e sentido de possessão torna-os excessivamente interessantes.

Hoje vamos falar de um aspeto do gato que durante muito tempo foi uma pequena “incógnita” para muitos e que engrandeceu a sua lenda de animal místico. Falamos da língua do gato e das suas formas de uso.

Todos já sentimos, alguma vez, que a língua dos gatos se assemelha pelas características de uma lixa. Os cientistas afirmam que se um gato lambe uma parte do nosso corpo, é porque nos consideram como semelhantes a eles.

A língua dos gatos apresenta esta textura e aparência bastante ásperas porque as suas papilas gustativas são totalmente diferentes das dos seres humanos e inclusive as de muitas outras espécies de animais.

Os gatos apresentam papilas cónicas que por sua vez têm uma forma de gancho, por assim dizer. Ao estudar mais de perto a língua destes felinos, os cientistas descobriram que as suas papilas possuem esta forma de gancho quase como os dentes dos tubarões. Além disso também são muito fortes.

Desta forma, quando a língua dos gatos toca em superfícies lisas, pode ouvir-se um som forte e além disso sente-se o impacto dos seus milhares de “papilas de gancho” sobre nós.

Esta condição genética dos felinos fá-los ter formas excecionais de uso. Por exemplo a forma de comer e de beber destes animais é totalmente diferente.

O banho dos gatos é uma das curiosidades maiores para as pessoas. Por causa das características da sua língua, esta funciona como um pequeno pente que varre ou elimina todas as partículas que se encontram na pelagem.

Da mesma forma que os seres humanos utilizam certos acessórios e objetos para conseguir uma higiene muito mais equilibrada, os gatos utilizam a sua língua como uma forma de manter a sua pelagem mais protegida e limpa.

Em relação à forma de beber líquidos, a língua é uma verdadeira maravilha. Segundo um estudo de cientistas dos Estados Unidos, a forma dos gatos beberem líquidos é uma mistura da posição da língua em conjunto com a força da gravidade.

Os gatos curvam a ponta da língua para trás, desta forma, quando a viram, exercem uma força nos líquidos que os impulsionam para cima. Desta forma eles apenas sugam o líquido, seja água ou leite.

Revelou-se também que os gatos fecham a mandibula para ter um melhor controlo da sucção da água. Da mesma forma que uma palhinha funcionaria.

Categorias: Anatomia,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.