Registar | Iniciar sessão
Caraterísticas e anatomia dos gatos 0 comentarios

O equilibrio dos gatos

O equilibrio dos gatosOs Bigodes, cauda e garras são as principais partes do corpo responsáveis pelo equilíbrio e segurança que este animal possui nos seus movimentos.

Os gatos são animais aventureiros, pelo que gostam muito de lugares altos e que normalmente consideramos perigosos. Pela sua fisionomia e agilidade, estão preparados para disfrutar destes lugares. Para entender mais sobre a sua destreza e equilíbrio falaremos dele a seguir.

Como dizíamos no inicio, a cauda do gato é uma das partes fundamentais para o seu equilíbrio já que lhe serve como elemento estabilizador nos seus saltos e movimentos.

Os bigodes usam-se para identificar o ambiente. Digamos que são a sua antena para descobrir o ambiente. Outra parte muito importante da sua fisionomia são as suas garras. É com elas que o gato completa a firmeza nesses espaços tão “delicados” aos olhos dos humanos.

Como podes adivinhar, para que a saúde do gato esteja perfeita, devemos cuidar muito destes três aspetos da sua fisionomia. Faltando algum deles, o animal estará incompleto, e por tanto a sua felicidade também.

De todas as maneiras, todas as partes do animal estão desenhadas para serem ágeis, fortes e rápidas. É por isso também que os gatos podem realizar saltos espetaculares, pendurar-se e manter o equilíbrio em lugares que pareceriam impensáveis e trepar de uma forma simples e segura.

Para manter o equilíbrio, o gato coordena perfeitamente os movimentos dos seus músculos com as respostas do seu cérebro, adaptando-se ao ambiente e à situação que se encontra.

Quando caminha por lugares altos e estreitos, utiliza a sua cauda para conseguir equilíbrio nos seus movimentos e não o perder. Da mesma forma as suas garras entram em ação, agarrando-se de maneira superficial à zona onde se encontra. Em caso de necessidade agarra-se com força à superfície até recuperar a sua posição.

Normalmente vemo-los a caminhar tranquilos e relaxados, mas também correm e saltam por lugares muito perigosos.

Durante as suas demonstrações de equilíbrio nos saltos os gatos podem realizar pulos e curvas para conseguir a sua façanha. Isto é graças aos seus músculos, perfeitamente adequados para ele. As suas patas traseiras permitem-lhe impulsionar-se com força, enquanto a sua espinha flexível o ajuda a consegui-lo.

Também não deves saber, mas os gatos antes de realizar qualquer manobra calculam e pensam a forma do salto e das distâncias.

Para trepar o que o gato faz é usar a força dos seus músculos, a ligeireza comum do seu corpo e a resistência das suas garras para o conseguir. Até no momento de um acidente ou queda repentina, o gato demonstra a sua habilidade de equilíbrio, colocando o seu corpo na forma vertical, para cair sofrendo o menor dano possível.

Categorias: Anatomia,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.