Registar | Iniciar sessão
Caraterísticas e anatomia dos gatos 0 comentarios

Cores da pelagem dos gatos

Cores da pelagem dos gatosA cor da pelagem dos gatos (tal como ocorre no resto dos mamíferos) depende da pigmentação. Todas as cores são imputáveis à presença de melanina nas suas duas formas: eumelanina (preto), que pode estas mais ou menos “diluída” e nesse caso dar tons como azuis, cinzentos-azulados e tons lilás de algumas raças, e feomelanina (vermelha), que regula as cores vermelhas e laranja, e da dissolução que se cria em tons creme.

Quando a cor da pelagem é branca, deve-se à ausência completa de melanina. De todas as maneiras, existem dois tipos de brancos diferentes nos gatos: o branco epistático e o branco hipostático.

Os gatos brancos epistáticos têm os olhos de cor amarela e o seu património genético contém genes de outras cores. Um par de gatos brancos deste tipo pode produzir gatinhos de várias cores.

A pele dos gatos brancos hipostáticos está totalmente desprovida de pigmentos. É o que chamamos de albinismo extremo. A sua pele é rosada e os seus olhos têm um tom avermelhado. Os gatos brancos com olhos azuis ou de duas cores são albinos parciais. Dois gatos albinos só podem ter descendência albina.

A cor preta aparece na pelagem dos gatos quando a pigmentação carece de feomelanina. Os tons avermelhados são resultado da ausência de eumelanina. O castanho, por sua vez, é uma variante do preto e é produzido por uma escala diferente de eumelanina nas células pilosas.

As cores azuis e cremes são diluições da escassez e a distribuição desigual dos grânulos de pigmento, tanto de eumelanina (cor azul) como de feomelanina (creme).

Os tons prateados provêm da falta da enzima responsável de produzir pigmentos. Se se desenvolveu uma pequena quantidade de eumelanina, mas não de feomelanina. Em cada pelo, a área correspondente continua a ser branco, e apenas a zona normalmente preta, é cinzenta.

Os gatos siameses são parcialmente albinos, mas apresentam um melanismo nas extremidades. A eumelanina concentra.se nas partes do corpo em que a temperatura é mais baixa.

Categorias: Anatomia,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.