Registar | Iniciar sessão
Caraterísticas e anatomia dos gatos 0 comentarios

A visão dos gatos

A visão dos gatosOs gatinhos ao nascer não vêm. Esta ausência de visão se supre graças ao seu olfato, mas não é até aos 10 dias de vida que começam a abrir os olhos e a gerar uma visão prodigiosa que no seguinte artigo vamos estudar. A visão ótima e binocular não é atingida até aos 45 dias depois de nascer.

Os gatos têm uma excelente visão, até com pouca luz. A razão disto é a presença do tapetum lucidum, uma capa de células refletoras situadas por detrás da retina. Estas células refletem os raios de luz que não foram absorvidos no primeiro impacto, concedendo assim aos cones e aos bastonetes da retina uma segunda oportunidade. Estes também são os responsáveis de que os olhos dos gatos brilhem no escuro, já que qualquer pequena luz que recebam se reflete pela retina.

O tapetum lucidum aumenta em 40% a eficiência da visão do gato. Para além disso, a pupila pode dilatar-se até ao ponto de que à noite a visão do felino é cinco vezes maior do que a do homem. Esta apenas pode comprar-se ao dos animais noturnos. Ainda que esta capacidade faça com que percam nitidez de visão.

Como dizíamos a sua visão noturna pode ser comparada aos animais noturnos. Os gatos também são capazes de deslocarem-se de noite aina que quase sem luz, graças também ao efeito dos seus bigodes. Estes servem de radar noturno, notando as perturbações que os objetos causam, e situando-os nos espaços.

Os cones da retina dos gatos são dicromáticos, podendo distinguir o azul e o vermelho. Pode ser que isto seja um choque para ti, pois existe uma ideia comum do que os gatos apenas vêm em preto e branco, mas não é correto. Estudos recentes demonstram que os gatos podem distinguir entre o azul e o vermelho, ainda que confundem o vermelho e o verde. Para além disso também conseguem distinguir a escala de cinzentos.

Devido à posição dos olhos na cabeça dos gatos, o campo visual dos gatos é maior do que a dos humanos. Estes têm um campo visual de 240 graus, frente aos 200 dos humanos. Pelo contrário, o campo de visão binocular (campo visual que se vê simultaneamente com ambos os olhos) é quase a metade do nosso.

A perceção visual dos gatos não é muito bom nem a curta nem a longa distância. A distância em que os gatos vêm melhor é entre os 3 e os 6 metros. A partir dos 6 metros o animal sofre de uma ligeira miopia devido às dimensões do seu globo ocular.

Os olhos dos gatos contam com a presente de uma terceira pálpebra, chamada membrana nictitante, que é a encarregue de proteger o olho de agressões externas e dar lubrificação aos olhos do animal. Já terás reparado que os gatos pestanejam pouco, certo? Isso é possível já que esta membrana é a que lubrifica e limpa os olhos.

A membrana nictitante a encontramos no ângulo interno do olho, debaixo das pálpebras. Esta não só se encarrega de lubrificar os olhos dos felinos, como também protege-os de agressões externas e elimina qualquer tipo de corpo estranho que possa afetar os olhos.

E terminaremos com uma curiosidade. Sabias que a vista do gato siamês não é exatamente a mesma que os gatos das outras raças? A sua perceção de pálpebras é notavelmente muito pequena, devido a uma menor quantidade de células ganglionares presentes na retina. A visão estereoscópica também é mínima, ainda que cada olho apresenta uma boa capacidade resolutiva. Isto explica o olho frequentemente convergente (estrabismo) do felino.

Categorias: Anatomia,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.