Registar | Iniciar sessão
Alimentação para gatos 2 comentarios

Necessidades especiais na alimentação dos gatos

Necessidades especiais na alimentação dos gatosUm erro comum quando se têm um gato, ou vários gatos em casa, é a forma como os alimentamos. A alimentação dos gatos é diferente de todos os outros animais de estimação.

Embora no mercado exista grande variedade de produtos nutricionais, marcas, alimentos e vitaminas, é importante que saibamos quais são as necessidades especiais que os gatos têm em relação ao alimento.

Desta forma é muito mais simples dar-lhe uma alimentação correta e saudável. Assim é muito menos provável que a nossa mascote fique doente ou tenha um mau equilíbrio físico devido a uma alimentação incorreta.

O que precisa um gato para se alimentar?

Esta é uma pergunta muito boa, e baseando-nos nela poderemos definir a maneira como um gato come.

Para estes animais o mais importante é a carne. São naturalmente carnívoros, pelo que as suas necessidades de proteína animal são necessárias e são uma base correta da sua alimentação.

As gorduras fazem parte deste suculento prato para gatos, sendo que alguns sistemas digestivos estão mais bem adaptados para o processamento de gorduras. A única forma possível de obter isto é através da carne.

Algumas pessoas que têm outros conceitos sobre a alimentação querem introduzir dietas vegetarianas ou veganistas aos gatos quando na realidade é o seu organismo e o instinto que os obriga a comer carne.

A água é outra das necessidades básicas do gate e de qualquer ser vivo em geral. É importante que, sempre que se dê água potável num recipiente limpo e não esteja exposto ao sol nem a outra água para evitar bactérias ou outro tipo de presenças.

Uma vez que se já esclarecemos que o gato requere proteínas animais e agua em abundancia, é altura de saber de forma clara as porções ou quantidades que se lhes deve dar.

Muitas pessoas só lhes dão entre duas a 3 refeições diárias ao gato. Na realidade, deveriam consumir à volta de 6 a 7 porções pequenas por dia. O indicado é ter dois recipientes muito limpos, um para a comida e outro para a água. O recipiente que tem a comida deve estar sempre cheio para que desta forma o gato coma as vezes que quiser no momento em que sinta a necessidade de comer.

Uma das razões por que se recomenda este hábito com a alimentação dos gatos é porque sofrem de stress se não virem comida e água perto deles. Desta forma evitamos que padeçam disto e a comida esteja garantida nos seus próprios horários e não nos nossos.

Em relação as marcas da comida ou alimentos, mais do que se recomendar um determinado produto, pode fazer-se uma classificação de dois tipos de comidas: Comidas secas e comidas húmidas.

A comida seca é a que encontramos nas lojas de animais e supermercados de forma mais comum. É a que se deve ter sempre no recipiente de comida, porque é a que dura mais.

A comida húmida é ideal para alguns dias, mas não se deve deixar muito tempo no recipiente porque facilmente perde a textura. Embora seja um alimento de que gostam muito, podemos apenas dar-lhes uma vez por dia.

Categorias: Alimentação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Olá, boa tarde. Meu nome é Alessandro e também gosto muito de gatos. Temos uma fêmea Siamês. Vi aqui no fórum vários tópicos relacionados a alimentação de gatos. Já faz algum tempo que paramos de dar alimentos industrializados para a nossa gatinha. Eu tenho um amigo que perdeu 2 gatos em um intervalo de tempo muito curto. Cerca de 60 dias. Após esta terrível perca ele descobriu que as rações industrializadas fizeram muito mal para o gato dele e acelerou o processo de morte dos seus bichanos. Após esta terrível perca ele descobriu que a ração industrializada faz muito mal para os gatos. Apos muita pesquisa ele desenvolveu uma dieta para que nossos gatos tenha uma vida mais saudável.

Se você ama seu gato e pretende dar a ele qualidade de vida então acesse este site euamogato.esy.es e assista ao vídeo que ele fez contanto a história dele.
Eliminar este comentário
o que acham deste serviço? eles disponibilizam a comida em nossa casa de acordo com as necessidades do nosso gatinho. Penso que é bastante útil https://kittypack.pt/ :) aguardo feedback
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.