Registar | Iniciar sessão
Alimentação para gatos 1 comentarios

Comida a evitar nos gatos

Comida a evitar nos gatosExiste certos tipos de alimentos muito prejudiciais para os nossos gatos e devemos conhecê-los para poder evitá-los da sua dieta. Vejamos que comida o nosso gato não deve comer.

E queremos começar com um tipo de comida que todos já demos ao nosso gato: comida humana. E é que não é uma grande ideia alimentar o gato com restos da mesa ou com a nossa própria comida. As sobras não satisfazem as necessidades nutricionais do gato e a única coisa que fazem é dar calorias extras que não são necessárias. Para além disso, isso pode fazer com que o gato queira sempre que dês comida e se torne chato quando estiveres a comer.

A comida para cães está completamente proibida. As necessidades alimentares de um gato são completamente diferentes às do cão. Os gatos requerem níveis mais altos de proteínas que os cães. Em relação à taurina que falámos anteriormente, tão necessária para os gatos na sua dieta, é um elemento que os cães não necessitam pois o seu organismo o sintetiza.

Mais diferenças entre as necessidades de uns e outros: os gatos requerem uma concentração maior de Vitamina A na dieta enquanto os cães podem metabolizar o betacaroteno como uma fonte de Vitamina A. Os gatos não o podem fazer.

Outro exemplo é o ácido graxo camado araquidónico, necessário para os gatos e que estes não podem sintetizar; para os cães não é essencial ter este ácido graxo na sua dieta. Assim que já podes adivinhar que se permitirmos um gato comer uma quantidade significante de comida de cão, estaria a comer uma dieta deficiente em muitos dos nutrientes requeridos para um metabolismo normal.

E terminamos com uma lista de ingredientes e alimentos a evitar igualmente na dieta do nosso gato para evitar problemas alimentares.

- Chocolate, Café e Chá: Estes produtos têm uma substância chamada teobromina que atua no corpo do animal aumentando a contratilidade do coração. Esta substância atua como um poderoso diurético e produz desidratação, afeta o sistema gastrointestinal, causa vómitos e diarreia, e pode provocar úlceras na mucosa gástrica. Também afeta o sistema nervoso causando convulsões e, às vezes, até a morte.

- Cebola: A cebola contém um composto que é tóxico para os glóbulos vermelhos (eritrócitos) dos gatos, produzindo a destruição dos mesmos e anemia.

- Alho: O alho contém um composto semelhante às das cebolas produzindo anemia. O composto do alho é muito menos tóxico para os nossos animais de estimação

- Peixe com espinhas, ossos de galinha, etc.

- Carnes curadas (poderá comer cozidas, presunto, peru, etc.)

- Vitaminas para uso humano. Estas têm uma altíssima concentração de ferro prejudicial para os gatos.

- Uma dieta muito rica em fígado.

- Bebidas alcoólicas.

Categorias: Alimentação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Olá, boa tarde. Meu nome é Alessandro e também gosto muito de gatos. Temos uma fêmea Siamês. Vi aqui no fórum vários tópicos relacionados a alimentação de gatos. Já faz algum tempo que paramos de dar alimentos industrializados para a nossa gatinha. Eu tenho um amigo que perdeu 2 gatos em um intervalo de tempo muito curto. Cerca de 60 dias. Após esta terrível perca ele descobriu que as rações industrializadas fizeram muito mal para o gato dele e acelerou o processo de morte dos seus bichanos. Após esta terrível perca ele descobriu que a ração industrializada faz muito mal para os gatos. Apos muita pesquisa ele desenvolveu uma dieta para que nossos gatos tenha uma vida mais saudável.

Se você ama seu gato e pretende dar a ele qualidade de vida então acesse este site euamogato.esy.es e assista ao vídeo que ele fez contanto a história dele.
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.