Registar | Iniciar sessão
Alimentação para gatos 1 comentarios

Alimentação felina: o petiscar

Alimentação felina: o petiscarAo contrário dos cães que costumam comer toda a sua comida ao mesmo tempo, os gatos preferem comê-la em diferentes alturas. Isso é o que chamamos de “petisco”, porque preferem ingerir pequenas quantidades várias vezes por dia.

Por isso é imprescindível que lhe demos sempre comida à sua disposição. O alimento e a comida devem estar sempre ao seu alcance, e esta última sempre deve estar renovada e fresca.

Ter sempre alimento ao seu alcance não quer dizer que lhe deixemos comida à vontade, superando a quantidade diária que deve ingerir para levar uma dieta equilibrada. O que supõe é que essa quantidade diária deve ser distribuída ao longo do dia para que o animal se alimente sempre que queira e que acabe por ingerir o que deve.

Os gatos gostam de comer a comida à temperatura ambiente, pelo que teremos que prestar atenção com a comida acabada de tirar do frigorífico ou do forno. Eles não a vão comer.

É importante racionar a quantidade, porque podemos pensar que tirando-a toda, o animal distribuirá as comidas à sua vontade, mas os nossos amigos felinos são muito dedicados na hora de comer (já o terás notado) e não gostam da comida rançosa.Se esta passar demasiado tempo no seu recipiente, certamente que ficará assim para sempre.

Por petiscar ao longo do dia, não quer dizer que devamos deixar extras sempre que nos peça. Evita dar-lhe guloseimas demais ou sobras da mesa. Quase 30 % dos gatos domésticos sofrem de obesidade felina e muitas vezes o gatilho são comportamentos como estes. Por isso este conselho deve ser seguido à letra.

Finalmente, recorda que o gato é um animal muito higiénico, e não gosta que a sua cama tenha o cheiro a comida. Por isso separa o seu lugar de descanso do seu lugar de alimento. Caso não o façam, ele não estará comodo nem num sítio nem noutro.

Categorias: Alimentação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Olá, boa tarde. Meu nome é Alessandro e também gosto muito de gatos. Temos uma fêmea Siamês. Vi aqui no fórum vários tópicos relacionados a alimentação de gatos. Já faz algum tempo que paramos de dar alimentos industrializados para a nossa gatinha. Eu tenho um amigo que perdeu 2 gatos em um intervalo de tempo muito curto. Cerca de 60 dias. Após esta terrível perca ele descobriu que as rações industrializadas fizeram muito mal para o gato dele e acelerou o processo de morte dos seus bichanos. Após esta terrível perca ele descobriu que a ração industrializada faz muito mal para os gatos. Apos muita pesquisa ele desenvolveu uma dieta para que nossos gatos tenha uma vida mais saudável.

Se você ama seu gato e pretende dar a ele qualidade de vida então acesse este site euamogato.esy.es e assista ao vídeo que ele fez contanto a história dele.
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.