Registar | Iniciar sessão
Adoção de gatos 0 comentarios

Perguntas prévias à adoção de um gato

Perguntas prévias à adoção de um gatoAdotar um gato é uma decisão muito importante. Muito mais importante do que, infelizmente, muitos pensam. E portanto não se deve tomar como ligeira e há que refletir sobre todos os prós e contras. Pensa que é uma nova vida que passa a estar ao teu cargo. Tu serás o responsável por cuidar e fazer feliz a este gatinho. Por isso é um passo muito importante!

E por tudo isto queremos que, antes de adotar um gato, faças a ti próprio uma serie de perguntas. Verás que não são muito complicadas de fazer. Mas acima de tudo deves ser sincero. A felicidade futura do gato e da tua dependerá disso. Estás pronto? Pois adiante:

- Estás disposto a dedicar pelo menos meia hora diária para cuidá-lo, alimentá-lo, limpá-lo, amá-lo etc. durante quinze ou vinte anos?

- Todas as pessoas do teu ambiente familiar ou caseiro estão de acordo e aceitam a tua decisão de ter um gato? Pensa que um gato é mais um em casa e todos devem querer tê-lo.

- Alguém em teu redor é alérgico a gatos?

- Estas disposto a pagar os gastos extra que se supõe ter com um gato: alimentação, veterinário, etc.?

- Dispões de espaço suficiente para que o teu novo companheiro se sinta à vontade no seu novo lar?

- Se não quiseres que o gato se reproduza, estás disposto a castrar o teu gato? É melhor castrar o gato do que depois matar as suas crias. E infelizmente, muita gente o faz.

- Um gato pode provocar alguns danos em casa devido às suas unhas. Estas disposto a assumi-los e a continuar a amá-lo incondicionalmente?

- O gato vai passar grande parte do dia sozinho? Se for o caso, não achas que o gato vai dicar muito triste e terá traumas de comportamento?

Voltamos a repetir que dever ser sincero nas tuas respostas. Clarificamos que com elas não queremos tirar-te a ideia de adotar um gato, mas sim que sejas consciente da decisão que vais tomar, e que a tenhas muito clara e que depois não te arrependas. Há muitos gatos que são abandonados pelos seus donos por não se questionarem com algumas destas perguntas de antes.

Mas se refletiste bem em todas elas e continuas disposto (e ainda mais decidido que antes, depois de teres percebido que serás um bom dono) a adotar um gato, agora é a altura dos preparativos para a adoção.

Categorias: Adoção,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.