Registar | Iniciar sessão
Adoção de gatos 0 comentarios

Conselhos para adotar o gato ideal para nós

Conselhos para adotar o gato ideal para nósNa altura de escolher um gato, é importante ter bem claro qual é o gato que vai ser perfeito para nós, já que nem todos são iguais nem vão comportar-se da mesma forma. Não só falamos do caráter e os traços das diferentes raças, como também falamos de escolher entre um gato pequeno ou um gato adulto, saber se queremos gato ou gata, que gatos precisam de mais cuidados que outros, etc.

No seguinte artigo vamos tentar contestar todas estas dúvidas para que escolhas o gato que mais se adapte ao que estás a procura e às tuas circunstâncias pessoais.

Gatinho ou gato adulto?

É uma dúvida bastante comum que todos aqueles que querem adotar um gato têm. Nós vamos dar-te uma serie de diretrizes para te aclarar um pouco as ideias.

Os gatinhos adaptam-se mais rapidamente ao novo ambiente e ao seu novo proprietário. Os gatos pequenos também são mais fáceis de educar que os gatos adultos. Mas os gatinhos precisam que dediquemos muito tempo à sua educação. Embora também clarificamos que te dará ânimo observar a sua evolução.

A desvantagem é que um gatinho em crescimento é como já deves ter ouvido: “carne que cresce, não pode parar.” Assim já podes imaginar que os gatinhos pequenos são mais propensos a fazer alguns estragos em casa, Além disso, não são tão asseados como os gatos adultos porque, ao serem separados da mãe prematuramente, não têm muitas noções de higiene e terás que ir incutindo-as tu.

Os gatos adultos requerem um maior tempo de adaptação ao novo ambiente em que se encontram. Para eles não é tudo novo, mas é tudo diferente do sítio onde estavam. Portanto, é necessário ter mais paciência com esse aspeto. Poderás descobrir mais ou menos como é o carater do gato, investigando e perguntando. Isto irá ajudar-te a saber se o gato te convém ou se se adaptará ao teu estilo de vida. Com um gatinho, o seu caráter é mais uma questão de sorte.

Evidentemente, adotar um gato adulto é um gesto incrivelmente bonito e incrivelmente importante para eles. Nós explicamos: os gatinhos têm muitas mais possibilidades de serem adotados que os gatos adultos, pelo que muitos gatos adultos passam muito tempo sem dono. E muitos deles nunca o têm e são sacrificados.

Gato ou gata?

Primeiro de tudo queremos clarificar que a ideia que temos de que as gatas são carinhosas e doces e os gatos são independentes e sem paradeiro definido está redondamente errada. Quando os gatos são esterilizados, não existem muitas diferenças no carater. Apesar de ainda existirem algumas, claro.

O gato idealOs gatos têm um carater mais fácil, enquanto as gatas são mais reservadas e esperam que sejas tu a tomar o primeiro passo. As gatas podem também ser mais possessivas e, embora sejam mais caçadoras, também são mais difíceis na hora de comer.

Uma gata que não seja esterilizada na época do cio pode marcar o seu território tal como um gato. Um gato que não seja castrado só tem uma necessidade: escapar, defender o seu território e enfrentar os seus rivais. E marca o seu território com jatos de urina (no jardim, em casa) ou com arranhadelas (cuidado com os armários e sofás).

Gato de raça ou comum?

Independentemente da tua escolha, os teus deveres e responsabilidades serão os mesmos. Escolhes um gato de raça, procurando certas características dessa raça que se adaptam melhor a ti. Pelo contrário, os gatos comuns são mais fortes e mais resistentes à contração de doenças.

Os gatos de raça podem ser muito bonitos, sim, mas são muito comuns. Quer isto dizer que há muitos mais gatos com esse tipo de características. De outra forma, os gatos comuns são mais únicos. Não têm traços comuns que partilhem com outros.

De todas as formas, nós recomendamos que, se escolheres um gato de raça, o faças pelo seu caráter e nunca pela sua estética. Cada raça tem umas características e estas devem encaixar bem contigo.

Categorias: Adoção,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.