Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

Esterilização de gatos

Esterilização de gatosO número de abandonos de gãos num ano é enorme. E este aumenta ano após ano. A causa é o excesso de animais que nasceram por descuido. A esterilização dos animais faz parte do controlo de animais abandonados e é uma tentativa de reduzir as eutanásias. As protetores de animais estão cheias e não têm mais capacidade para acolher mais animais. Muitos terminam nos canis municipais onde são sacrificados.

Mas muitos outros animais não têm a “sorte” de sofrer esta morte digna e morrem nas estradas atropelados por carros, em florestas ou descampados mortos de fome enquanto os seus corpos se decompõem e apodrecem ao sol. E para prevenir isso a esterilização é a melhor solução.

Cada vez são mais os gatos que são submetidos à esterilização com a função de evitar a sobrepopulação de animais e os graves problemas que isso traz. Com tudo isto visto vamos fazer um resume do objetivo da esterilização.

Em que consiste a operação

A esterilização é uma operação cujo objetivo é eliminar definitivamente o cio e a reprodução animal. Todas estas intervenções cirúrgicas se realizam com anestesia geral e o risco é mínimo. Não precisam de ser hospitalizados.

A recuperação total do animal se produz em dois ou três dias. O processo da operação é diferente dependendo se é feita num macho ou numa fémea. Dentro de cada um deles também existem diferentes métodos de esterilização.

Nos gatos as operações mais comuns são:

Vasectomia: Ligação dos tubos seminíferos. Nestes casos convém efetuar a esterilização entre os seis e os oito meses de idade.

Castração: A remoção dos testículos é a medida mais expandida na U.E. para evitar a reprodução do macho. Elimina a produção de espermatozoides e da hormona sexual masculina, causa de algumas condutas negativas.

Nas gatas as três cirurgias geralmente praticadas são:

Ovariohisterectomia: Extração de ovários e útero. Elimina a produção de óvulos, da hormona feminina e o aparecimento de ciclos de reprodução.

Laqueadura de trompas: É mais fácil de fazer mas envolve riscos. Com esta operação a fémea continua a produzir óvulos, mas impede que os espermatozoides dos machos se unam ao óvulo e o fecundem.

Ovariectomia: Consiste na extração dos ovários.

Objetivos da esterilização

Esta operação procura diferentes fins. Entre eles:

-Evitar a sobrepopulação animal e com isso eliminar o problema do abandono de gatos não desejados.

-É a forma de diminuir o número de animais que se encontra na rua vivendo em más condições e que são fonte de várias infeções e doenças capazes de afetar o homem.

-Evita aborrecimento que o felino sofre na altura do cio, como fugir ou lutar contra outros gatos.

-Há estudos que asseguram que a esterilização evita que o animal contraia certas doenças relacionadas com o processo de reprodução e com o parto, no caso das fémeas.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.