Registar | Iniciar sessão
Saúde 1 comentarios

Calendário de vacinação nos gatos

Calendário de vacinação nos gatos Tal como nós, os gatos precisam de uma serie de vacinas no decorrer das suas vidas para que possam prevenir-se de doenças que de outra forma podiam ser muito prejudicial e dolorosa para eles.

Embora nos primeiros três meses o gato seja imune graças ao leite materno, depois desse tempo torna-se recetivo a doenças que podemos facilmente prevenir com a respetiva vacinação.

Porquê vacinar os nossos gatos?

Quando o nosso gatinho fizer os três primeiros meses de vida devemos levá-lo ao veterinário para que este lhe dê as vacinas necessarias.As nossas mascotes são muito sensíveis aos ataques dos parasitas e vírus, e esta infeção pode ser prevenida de uma forma totalmente eficaz graças às vacinas.

Antes que o nosso gato sofra doenças terríveis, o melhor é vaciná-lo e fazer o tratamento de prevenção de forma efetiva.

Além de prevenir doenças que possam afetar as nossas mascotes, devemos também pensar no nosso próprio bem-estar. Muitos dos parasitas ou vírus que afetam os gatos podem ser prejudiciais para os seus donos, pelo que a vacinação dos gatos é uma prevenção para a mascote e para o seu dono.

Para saber qual é a idade e o tipo de vacina que o nosso gato deve receber, preparamos um pequeno guia de vacinas de acordo com os meses. Também explicaremos quando é que estas devem ser reforçadas. Este guia é completamente de orientação.

O recomendável é ir ao veterinário após ter o nosso novo gatinho em casa, para que seja ele quem nos informa dos períodos e indicações.

Durante os primeiros três meses de vida o gatinho deve receber as vacinas do trivalente e também da leucemia felina mortal. Da mesma forma se irá aplicar a prevenção contra a panleucopenia, rinotraqueíte, e calivirus pentavalente. Aos 4 meses terá que fortalecer a trivalente e leucemia.

Com 14 semanas, deve aplicar-se a antirrábica e com 6 semanas a da peritonite infecciosa.

Após meio ano devem reforçar-se as vacinas da panleucopenia, rinotraqueíte, calivirus e peritonite.

Após um ano de vida, deve reforçar-se de forma anual a vacina da raiva, calivirus, leucemia, rinotraqueíte e a canleucopenia.

Categorias: Saúde, Doenças,
Compartilha-o:
Comentários
Eliminar este comentário
Na nossa família vamos sempre ao mesmo veterinário com os nossos gatos. Ele diz-nos sempre quando é que temos de levar lá à clínica os animais e diz-nos sempre como é que temos de prepará-los para a vacinação.
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.