Registar | Iniciar sessão
Saúde 1 comentarios

Calendário de vacinação nos gatos

Quinta, 4 de Outubro de 2012 | 09:20

Calendário de vacinação nos gatos Tal como nós, os gatos precisam de uma serie de vacinas no decorrer das suas vidas para que possam prevenir-se de doenças que de outra forma podiam ser muito prejudicial e dolorosa para eles.

Embora nos primeiros três meses o gato seja imune graças ao leite materno, depois desse tempo torna-se recetivo a doenças que podemos facilmente prevenir com a respetiva vacinação.

Porquê vacinar os nossos gatos?

Quando o nosso gatinho fizer os três primeiros meses de vida devemos levá-lo ao veterinário para que este lhe dê as vacinas necessarias.As nossas mascotes são muito sensíveis aos ataques dos parasitas e vírus, e esta infeção pode ser prevenida de uma forma totalmente eficaz graças às vacinas.

Antes que o nosso gato sofra doenças terríveis, o melhor é vaciná-lo e fazer o tratamento de prevenção de forma efetiva.

Além de prevenir doenças que possam afetar as nossas mascotes, devemos também pensar no nosso próprio bem-estar. Muitos dos parasitas ou vírus que afetam os gatos podem ser prejudiciais para os seus donos, pelo que a vacinação dos gatos é uma prevenção para a mascote e para o seu dono.

Para saber qual é a idade e o tipo de vacina que o nosso gato deve receber, preparamos um pequeno guia de vacinas de acordo com os meses. Também explicaremos quando é que estas devem ser reforçadas. Este guia é completamente de orientação.

O recomendável é ir ao veterinário após ter o nosso novo gatinho em casa, para que seja ele quem nos informa dos períodos e indicações.

Durante os primeiros três meses de vida o gatinho deve receber as vacinas do trivalente e também da leucemia felina mortal. Da mesma forma se irá aplicar a prevenção contra a panleucopenia, rinotraqueíte, e calivirus pentavalente. Aos 4 meses terá que fortalecer a trivalente e leucemia.

Com 14 semanas, deve aplicar-se a antirrábica e com 6 semanas a da peritonite infecciosa.

Após meio ano devem reforçar-se as vacinas da panleucopenia, rinotraqueíte, calivirus e peritonite.

Após um ano de vida, deve reforçar-se de forma anual a vacina da raiva, calivirus, leucemia, rinotraqueíte e a canleucopenia.

Categorias: Saúde, Doenças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 | 18:27
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 16:31
Sexta, 3 de Outubro de 2014 | 10:34
Terça, 5 de Agosto de 2014 | 09:01
Quinta, 10 de Julho de 2014 | 19:20
Sexta, 27 de Dezembro de 2013 | 17:07
Comentários
Eliminar este comentário
Quinta, 20 de Dezembro de 2012 | 18:19
Na nossa família vamos sempre ao mesmo veterinário com os nossos gatos. Ele diz-nos sempre quando é que temos de levar lá à clínica os animais e diz-nos sempre como é que temos de prepará-los para a vacinação.
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.