Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

Bolas de pêlo nos gatos

Quinta, 20 de Setembro de 2012 | 09:33

Bolas de pêlo nos gatosComo todos sabemos, o gato é um animal limpo por natureza. E este desejo pela limpeza faz com que vão lambendo o corpo periodicamente. Os gatos limpam-se sozinhos várias vezes por dia. Já te deves ter dado conta que é um dos seus maiores entretenimentos diários e a que dedicam muito tempo.

Mas este habito tão favorável para a sua higiene pode fazer com que passem mal. A sua língua áspera, devido a rugosidade das duas papilas gustativas, converte-se numa escova que arrasta os pelos mortos. A língua do gato trabalha como uma verdadeira escova e ao passar pelo seu corpo solta a pelagem morta.

Grande parte acaba por ser ingerido e pode formar bolas de pelo no estomago. O gato ingere grandes quantidades de pelo que, submetido aos distintos processos da digestão, gera bolas mais ou menos grandes.

Ao serem ingeridos, podem ocorrer varias coisas. Em certas ocasiões, estas bolas passam pelos intestinos sem causarem danos ao felino, sendo que neste caso, vamos encontra-las nas fezes. Há ocasiões em que lhes podem provocar uma má disposição importante no gato, embora sejam pequenas, geralmente acabam por ser expelidas com um ou vários vómitos.

A situação complica-se quando as bolas atravessam o piloro e se dirigem ao intestino delgado. Uma vez ai, podem continuar a ter vómitos mas não são expulsas. Se não forem demasiado grandes podem continuar o seu caminho pelo intestino e logo serão eliminadas com as fezes como comentamos anteriormente.

A situação é realmente grave quando estas bolas são demasiado grandes e ficam retidas no intestino. Quando isto ocorre, produz-se um estado de mau estar geral no animal, que pode culminar numa perda total do apetite e das funções intestinais, ocorrendo uma oclusão intestinal. Nestes casos, devemos recorrer ao veterinário.

Nos casos graves o veterinário fará progredir a bola de pelo através de todo o intestino delgado até chegar ao ânus. Em casos muito graves, todavia o veterinário vê-se obrigado a cortar a parede intestinal para extrair o corpo estranho. Esta situação deve resolver-se cirurgicamente para libertar a passagem, porque senão, o resultado será a morte do felino.

Este problema não afeta todos os gatos de forma igual. Vejamos quais são os mais propensos a sofrer problemas com as bolas de pêlo.

Categorias: Cuidados, Saúde,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 15 de Março de 2013 | 11:29
Quinta, 20 de Setembro de 2012 | 09:23
Segunda, 17 de Setembro de 2012 | 18:26
Terça, 5 de Agosto de 2014 | 09:01
Segunda, 21 de Julho de 2014 | 19:34
Quinta, 10 de Julho de 2014 | 19:20
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.