Registar | Iniciar sessão

Saúde

Como advertir que um gato padece de stress? Os sintomas são variados, é importante ter em conta que a reacção perante o stress varia dependendo da natureza do animal e das experiências que viveu.
À diferença que nas pessoas, a velhice dos gatos inicia-se a partir dos 8 anos. E ainda que possa parecer pouco tempo, muitos gatos chegam a essa idade em condições difíceis. É provável que alguns felinos envelheçam com problemas.
No presente artigo oferecemos-te conselhos úteis para administrar os medicamentos ao teu gato, um animal que complica o processo devido às suas unhas e tendência de morder.
Como manter um gato em forma? Pode ser difícil responder a esta pergunta, principalmente quando os animais de estimação deste tipo não são muito activas e não temos em conta aspectos como a sua alimentação.
Já aconteceu a muitos de nós termos um animal de estimação que tenha sido envenenado. É uma dor tão intensa perder o nosso animal que muitas vezes nos dificulta voltar a ter outro nas nossas vidas.
Se tu ou algum dos teus amigos e familiares são alérgicos aos gatos, a convivência entre ambos não é nada fácil. Mas não é necessária exactamente uma dolorosa separação. Na continuação vos explicamos como surge o problema e como podemos controlá-lo.
O teu gato apresenta mau hálito? As razões que levam a esta situação são diversas ainda que todas apontam à mesma origem: problemas dentais. No seguinte artigo veremos as causas que podem provocar estes problemas dentais.
Com a finalidade de preservar a sua saúde e oferecer-lhe a melhor e a mais longa vida possível, na continuação falaremos de uma serie de conselhos para ajudar o nosso gato a perder peso.
O calor excessivo pode afetar os gatos da mesma forma que nos afeta a nós humanos, por isso com a chegada dos dias estivais é um bom momento para analisar o perigo dos choques térmicos nos gatos, as suas consequências e, sobretudo, a forma de evitá-los.
A obesidade é um dos efeitos mais comuns da má nutrição nos gatos. Os estudos demonstram que à volta de 25 % dos gatos que visitam o veterinário têm excesso de peso. Vejamos as suas consequências e como evitar chegar até este problema de saúde.
Os gatos, tal como os seres humanos, necessitam de uns cuidados muito mais específicos ao chegar à velhice. Aprendamos a idade a que temos que prestar especial atenção à sua saúde e conheçamos que aspetos devemos ter mais em conta.
O teu gato é diabético? Se queres assegurar uma vida praticamente normal à tua mascote, o melhor é conhecer a doença que pode afetar os nossos animais, conhecer os seus sintomas e saber os cuidados que devemos procurar-lhes.
Um problema que as nossas mascotes sofrem, e que muitas vezes passa despercebido é o da ansiedade. É bastante mais frequente do que podemos chegar a pensar. Vejamos os sintomas da ansiedade felina e as mudanças que provoca no seu comportamento.
Um dos problemas frequentes com os gatos domésticos é a obesidade felina. Muitas das nossas mascotes estão acima do seu peso ideal e isto pode tornar-se mais problemático do que parece, podendo chegar a causar problemas médicos relevantes.
São vários os problemas que podemos chegar a ter com um gato como mascote. Um deles é o problema do síndrome do gato paraquedista. Vejamos em que consiste, como reagir perante ele e como evitá-lo.
Falar de stresse na atualidade não é apenas uma coisa de humanos. Os gatos também podem apresentar episódios de stresse que prejudicam a sua tranquilidade e podem afetar gravemente a sua saúde. Vejamos as causas que o provocam e aprendamos a evitá-las ou
Um dos momentos em que mais cuidado devemos ter com as nossas mascotes é durante a gravidez das gatas. É importante conhecer o seu processo para sermos conscientes das suas etapas e dos cuidados que o animal vai requerer.
Quando chega o inverno, uma das dúvidas que podemos ter é como estes são influenciados pelo frio. Vejamos a relação dos gatos com o frio e aprendamos a atuar nas épocas de temperaturas baixas.
O prurido nos gatos é uma afeção que a pele destes animais sofre. Hoje aprenderemos as causas da sua aparição, veremos os seus sintomas e saberemos o que temos que fazer para deixar a nossa mascote saudável.
Os gatos estão expostos a estas substancias tóxicas no meio ambiente. Algumas destas podem parecer completamente inofensivas, mas não o são. Vejamos algumas plantas tóxicas que podem afetar a saúde dos nossos felinos
Tal como ocorre nos humanos, nos gatos também se apresentam problemas como a incontinência urinária. Saibamos em que consiste este problema, quais são os sintomas e conheçamos as causas da sua aparição.
Os gatos precisam de uma serie de vacinas para poder prevenir doenças que, de outra forma, poderiam ser muito prejudiciais e dolorosas para eles. Vejamos um guia orientador para saber quando e que vacinas temos que administrar à nossa mascote.
Os problemas da pelagem dos gatos é uma das causas que geram mais visitas ao veterinário. Vejamos as causas mais frequentes destas afecções na pele e como detectá-las e tratá-las.
Embora seja o que as lendas urbanas nos dizem, os gatos não toleram bem o leite devido à lactose. Os felinos não dispõem das enzimas necessárias para digeri-la, e esta provocará problemas digestivos. Saibamos mais sobre os efeitos do leite nos gatos.
O hábito higiénico dos gatos lamberem-se em ocasiões pode provocar-lhes problemas, sobretudo em gatos de pêlo comprido. A língua áspera do gato atua com uma escovagem que arrasta os pêlos mortos. Falemos mais sobre as bolas de pêlo nos gatos.
Ainda que os gatos mais propensos a sofrer de problemas com as bolas de pêlo são os de pêlo comprido e os gatos velhos, todos os gatos podem padecer destes contra-tempos. Devemos prestar especial atenção aos seus cuidados na época da muda.
O melhor para evitar o problema das bolas de pêlo é preveni-las antes que apareçam. Aprendamos como fazê-lo através da escovagem do gato e de uma correta alimentação dos nossos animais de estimação.
Ao falar da higiene dental dos gatos é importante conhecer o desenvolvimento dental dos gatos. Vejamos quando é que aparece a dentição temporária e secundária e a composição da boca numa e na outra etapa.
Muitas vezes quando o nosso animal de estimação tem problemas de saúde recorremos à internet ou a amigos para tentar arranjar soluções, mas devemos saber que os médicos dos nossos gatos são os veterinários e que estes têm uma função importante.
A obesidade nos gatos é um problema de saúde que infelizmente é muito frequênte na nossa sociedade atual. Vejamos como saber se o nosso gato está obesa, as causas dessa obesidade, os riscos para a saúde e também como evitar que esta apareça.
Para evitar a sobre-população de gato e que muitos deles não tenham de ser sacrificados ou acabem abandonados, o melhor é optar pela esterilização dos nossos animais de estimação. Vejamos em que consiste e também as operações mais comuns em gatos e gatas.
Neste artigo não só vamos falar de falsas ideias sobre a esterilização que circulam há anos, como também vamos mostrar os benefícios deste operação tanto em gatos como em gatas.
O mito que diz que os gatos caem sempre de pé não está totalmente correto. Quanto menor for a altura da queda piores os cálculos dos gatos. E ainda que caiam de pé, também podem-se magoar. Falemos algo mais sobre as quedas dos gatos.
Falemos no que consiste a remoção das unhas e os problemas que poder gerar ao nosso gato caso seja feita. As unhas são uma parte essencial na vida de um gato e eliminando-as, este sofrerá as consequências.
Remover as unhas a um gato é uma operação que não beneficia em nada a vida dos nossos animais de estimação. Neste artigo vamos mostrar os efeitos terríveis que a remoção pode causar nos gatos.
Queremos que conheças as diversas alternativas que existem para evitar o problema que se coloca na nossa casa com o uso das unhas por parte dos gatos para que penses bem antes de removê-las do teu animal.
Tudo o que devemos saber sobre saúde e cuidados para os nossos gatos vamos encontrar nesta seção. Manter os nossos animais de estimação são e saudáveis será mais simples seguindo estes conselhos de saúde e de prevenção de doenças.
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.