Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de gatos 1 comentarios

Gatos exóticos

Sábado, 23 de Fevereiro de 2013 | 14:18

Raça de gatos exóticosA histórica da raça de gatos exóticos é muito recente. Esta surge do cruzamento de exemplares de gatos americanos Shorthair com persas para poder melhorar a pelagem destes últimos. Nestes cruzamentos também vemos traços de gatos britânicos de pelo curto.

O resultado destes cruzamentos é um gato robusto e de pelagem abundante, embora tenha um tamanho relativamente curto.

Embora os primeiros exemplares tenham sido tomados como uma variação da raça persa, em 1967 os gatos exóticos foram aceites como uma nova raça. O reconhecimento da FIF não foi outorgado até ao 86.

Traços

Os traços da raça de gatos exóticos são arredondados e muito peculiares. O seu corpo robusto de formas arredondadas, a primeira coisa que nos mostra é a aparência de um gato tranquilo e bem-disposto.

Um dos seus traços mais caraterísticos é a sua pelagem curta, cumprimento que faz com que o diferenciemos facilmente da raça persa. Esta é também muito abundante e muito densa.

No seu rosto apreciamos uns formosos olhos muito redondos, um focinho achatado e umas orelhas muito pequenas. A cabeça destas raças é circular, grande, e com um queixo e uma mandibula muito acentuados. O seu pescoço é curto e poderoso.

A cauda destes gatos também é distintiva, sendo esta curta, de muito boa grossura e sempre levada de forma baixa. Na pelagem do animal podemos encontrar cores sólidas como o branco, o preto, o lilás, o azul, o chocolate, o roxo e o creme. Estes combinam-se formando o tartaruga, o Tabby e o Tartaruga-malhado.

Caráter

Os gatos exóticos são animais bem-dispostos de aparência tranquila. Apesar de o seu caráter ser um pouco mais vivaz que o dos gatos persas.

São animais que gostam de brincar e são muito sociáveis. Tanto é assim que ficam muito afetados pela solidão, pelo que precisam sempre de gente em casa ou companheiros de brincadeira.

Cuidados

Estes gatos apenas requerem um cuidado especifico do seu pelo, embora também não seja exaustivo. Apenas precisam de uma escovagem semanal, para que esta se conserve perfeita.

Outro cuidado que precisam é o que comentávamos anteriormente: companhia e atenções. Em caso de se sentir sozinho ou deslocado, estes animais sofrem muito.

Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 22 de Agosto de 2014 | 13:45
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 12:00
Sexta, 15 de Agosto de 2014 | 14:36
Sexta, 8 de Agosto de 2014 | 13:47
Sexta, 25 de Julho de 2014 | 10:00
Quinta, 20 de Junho de 2013 | 17:30
Comentários
Eliminar este comentário
Quarta, 27 de Fevereiro de 2013 | 11:25
Simplesmente adoro o focinho do gato na foto, parece o Garfield!
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.