Registar | Iniciar sessão
Raças de gatos 0 comentarios

Raças de gatos domésticos

Raças de gatos domésticosO gato doméstico é um mamífero carnívoro da família Felidae. A palavra provém do latim cattus (gato selvagem). Essa palavra poderia vir do verbo cattare que significaria observar. Como vemos este felino era considerado um caçador que observava a sua presa.

O gato doméstico Felis silvestres catus está muito perto do gato selvagem europeu (Felis silvestres silvestres) e do gato selvagem africano (Felis silvestres libyca). Segundo a maioria dos zoólogos contemporâneos, estes três tipos de gatos formam uma única espécie: a Felis silvestres.

Uma raça de gato pode ser natural como ocorre na raça siamesa, por exemplo, pode ter sido criada pelo homem cruzando diferentes gatos até conseguir o físico desejado como o caso do Ragdoll, ou pode até vir de cruzamentos de gatos selvagens e gatos domésticos. Este último caso é de por exemplo dos gatos bengaleses, e chamam-se raças híbridas.

O primeiro inventário das raças de gatos foi feito pelo médico e naturalista sueco Carlos Linneo no livro “Systema naturae” no século XVIII. Nele dividia os gatos em quatro grandes raças: o gato doméstico (Catus domesticus), o gato de Angorá (Catus angorensis), o gato espanhol (Catus hispanicus) e o gato Chartreux (Catus coeruleus).

Posteriormente Georges Luis Leclerc, conde de Buffon, no seu livro “Histoire naturelle”, conta até seis grandes raças. Segundo as palavras do próprio livro existiam “o gato selvagem, o gato doméstico de lábios e planta dos pés escuras, o gato doméstico de lábios roxos, o gato doméstico chamado gato espanhol, o gato doméstico conhecido como gato Chartreux e o gato domésticos originário de Angorá”.

Esta classificação assim permaneceu até meados do século XIX, quando a felinotecnia moderno em Inglaterra mudou esta ordem. O Tratado de Zootecnia especial de Charle Cornevin publicado em 1897 adicionou à lista uma raça de gato chinês de orelhas caídas muito parecido com o Scottish Fold, uma raça japonesa parecida com o atual Bombtail japonês, e uma raça sem cauda que atualmente conhecemos como Manx.

A raça espanhola desapareceu no início do século XX e foi incorporada ao gato doméstico, a raça chinesa parecida com o Scottish Fold também desapareceu, mas foram adicionadas outras como as raças persa e abissínio. Assim temos que no ano 1900 existiam apenas 8 raças. Mas pouco a pouco o número aumentou até quase à centena de raças que conhecemos hoje.

As exposições e os concursos felinos são os principais responsáveis deste desenvolvimento nas raças. A primeira exposição celebrou-se em Winchester (Inglaterra) no ano de 1598. Mas a primeira exposição felina moderna foi organizada em Londres, em 1871, e nela apresentam mais de 170 gatos repartidos nas categorias Persas e British Shorthair. Esta exposição marca o início da definição dos standards das raças.

Categorias: Raças de gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.