Registar | Iniciar sessão

Todas as raças de gatos

O gato oriental de pêlo comprido combina a beleza do gato oriental com a elegância do siamês. Tem um manto de pêlo semi longo com cores variadas e distribuição que se encontra dentro dos padrões do gato balinês.
O gato Khao Manee também é conhecido como Olhos de Diamante, ainda que “Khao Manee” significa “gema branca”. Este é um dos gatos mais exóticos e valiosos do mundo. Também lhes chamam de “jóia branca” e “gatos reais do Sião”.
Este gato é o resultado do cruzamento do cruzamento entre o gato siamês e o burmês. Do cruzamento conservou a máscara de manchas do siamês um pouco menos definidas e o corpo meio linear do burmês.
Ainda que normalmente a mesma mutação aparece em vários lugares diferentes, esta não apareceu em nenhum outro lugar, pelo que todos os Wirehair são descendentes de Adam.
Trata-se de uma das raças de gatos que mais esperou pelo seu reconhecimento. Esteve a ponto de desaparecer e não foi até há poucos anos que se estabeleceu oficialmente nas mais importantes organizações felinas internacionais.
Esta raça surgiu em 1994 em São Petersburgo, na Rússia. Recebeu o nome Peterbald em honra da cidade de São Petersburgo. A palavra bald que completa o nome significa “sem pêlos” em inglês.
Existem diferentes teorias sobre a origem da raça. Por um lado enunciam a sua origem a partir de gatos Ragdoll nos anos 90 do século passado, enquanto que outros se remontam a 1960.
O British Shorthair apresenta um caráter calmo que o converte numa mascote perfeita para pessoas que procuram um gato carinhoso. Para além disso o seu corpo arredondada e os seus traços dão-lhe um leve aspeto de peluche. Saibamos um pouco mais sobre ele.
A raça de gatos California Spangled destaca-se pelo seu aspeto de leopardo e pela sua inteligência e energia inesgotável que mostram. Conheçamos mais profundamente estes gatos de origem californiana e caráter carinhoso.
A história de esta raça de aspeto tranquilo e bem-disposto é relativamente muito recente. Saibamos um pouco mais sobre os traços caraterísticos, do carácter e dos cuidados específicos que os gatos exóticos precisam.
Este gato brincalhão de caráter alegre recebe o seu nome graças à bela cor da sua pelagem. Originário de Inglaterra, hoje conheceremos um pouco mais sobre a raça de gatos habana. Vejamos os seus traços, o seu simpático caráter e os cuidados que requer.
A raça de gatos javanês e uma das mais reconhecidas e belas a nível mundial. Esta combina os traços do elegante gato siamês com a beleza dos gatos balineses, dando como resultado um gato que apaixona só de o vermos.
O sagrado da Birmânia é um gato de pelo semi-longo e de caráter tranquilo e sociável que o torna perfeito com animal de companhia. Brincalhão e carinhoso, este adorável gato irá converter-se na atração de toda a família.
A história da raça Foldex remota ao ano 1992 e surge do cruzamento entre as raças Exotic shorthair e Scottish Fold. O resultado é um gato de aspeto robusto de tamanho médio e de bom caráter com umas peculiares orelhas curtas e recolhidas.
Para as pessoas que adoram os gatos de aspeto bem-humorado e caráter tranquilo, a raça Ragdoll é uma excelente opção. Com um temperamento amável e nada revoltoso, este gato é o companheiro ideal para pessoas de idade avançada.
A origem desta sociável raça de gatos surge da raça Manx. Tanto assim é que em muitos sítios é conhecido como Manx de pelo longo. E como é óbvio os gatos Cymric também apresentam essa peculiaridade tão caraterística dos Manx: uma cauda curta.
A raça Nebelung, originária dos Estados Unidos, é o resultado do cruzamento entre um exemplar de gato Azul e uma fémea da raça Longhair. Brincalhões, sociáveis e um pouco caprichosos, hoje aprenderemos mais sobre estes pelos gatos.
Com aspeto de gato selvagem, a raça Serengeti é na realidade gentil e carinhosa. Saibamos algo mais sobre estes gatos de caráter extrovertido, ativo e brincalhão.
Proveniente da Escócia, a raça Scottish Fold carateriza-se pelos suas peculiares orelhas caídas. Este formoso animal é perfeito para os que desejam um gato carinhoso de aspeto bem disposto.
A origem dos gato Singapura pode ser encontrada na ilha de Singapura. Hoje conhecemos melhor esta raça de gatos pequena e de caráter sociável e brincalhão.
A raça Bombay é uma das mais formosas que existe. E das mais seletas também, já que há muito poucos exemplares no mundo desta raça. A sua aparência de pantera dá-lhe uma beleza extraordinária. E alem disso apresenta um caráter super carinhoso.
De origem nos Estados Unidos, os gatos da raça Pixie Bob são uns exemplares maravilhosos com traços de gato selvagem mas com o temperamento carinhoso de um gato domestico. Aprendamos algo mais sobre esta raça de gatos.
Um dos gatos que mais deslumbra pelo mosqueado da sua pelagem é sem duvida a raça American Shorthair. Este gato de corpo grande e robusto é originário da Europa, embora a sua história, as suas mudanças e seu reconhecimento se tenha dado nos Estados Unidos
Com um tamanho médio e uma aparência delicada raça Seychellois é uma especial que se conhece pouco. São gatos que se distinguem pelo seu temperamento travesso e também carinhoso. Saibamos algo mais sobre esta maravilhosa raça.
Esta formosa raça de gatos carateriza-se pela sua abundante pelagem esponjosa de cor de chocolate. Além disso são gatos amáveis que demonstram o seu carinho com muita efusividade. Saibamos algo mais sobre os York Chocolate.
A origem desta raça deve-se a uma mutação genética que deu resultado a um gato de orelhas curtas e corpo alongado. Mas as suas patas não são nenhum impedimento para jogar e trepar sem parar, porque é um gato cheio de agilidade, vitalidade e sociabilidade.
A raça Ocicat é uma das que tem mais aspeto selvagem, mas realmente são gatos carinhosos que necessitam de muito amor e que, ironicamente, gostam de estar em casa. Saibamos algo mais sobre esta raça peculiar de aspeto exótico e caráter brincalhão.
Uma das raças mais belas da Noruega é a Skogkatt. A sua origem não está de todo confirmada, mas sabemos que este gato de aparência selvagem é um animal divertido e ativo que demonstra muito amor pelos seus donos e uma certa desconfiança pelo que é novo.
Os Korat são uma das raças mais antigas que se conhecem. Originaria na Tailândia, a raça Korat apresenta uma figura estilizada que juntamente com a sua pelagem brilhante e os seus olhos verdes fazem dela uma das raças mais enigmáticas e elegantes.
Esta raça dos estados unidos surge de cruzamentos entre siameses e American Shorthair. O Snowshoe é um gato terno e cativante pelo que as suas patinhas chamam muito a atenção, porque parece usar luvas brancas. Conheçamos mais sobre esta raça.
Esta bela raça de origem turca é um dos gatos mais admirados a nível mundial. O seu aspeto selvagem mas com caráter social e carinhoso são parte do seu encanto. Embora necessite de muito espaço para queimar energia, é um perfeito animal de companhia.
Esta formosa raça carateriza-se pela sua pelagem longa e pelas suas orelhas dobradas. Apesar de não ser uma raça muito reconhecida, a Highland Fold é uma preciosa amostra de beleza e a nobreza que que os gatos possuem.
Tal como nos casos dos seus companheiros Devor e Cornish, a raça German Rex tem origem pelo cruzamento entre duas espécies diferentes de gatos: A Angorá e a Azul Russa. De caráter ativo e brincalhão, estamos perante uma das raças mais sociável que existem
Sendo uma raça de origem inglesa, o Burmilla surge do cruzamento entre a raça Burmês com a Chinchilla. Os seus olhos verdes de cor intensa e o seu caráter amável e tranquilo fazem deles um dos gatos domésticos mais recomendáveis.
Estes formosos gatos são uma das raças que maior acolhimento tiveram nos últimos anos como animal de companhia. Além da sua aparência, o Cornish Rex é atrativo pelo seu caráter carinhoso, brincalhão e sociável.
Embora a origem desta raça não tenha tido origem à séculos atrás, a história do seu descobrimento é um pouco peculiar. Vamos conhecê-la e saibamos algo mais sobre estes gatos de aparência tão particular, graças às suas orelhinhas curvadas para trás.
A raça Burmês é de origem da Birmânia. São gatos que apresentam uma extraordinária personalidade. São carinhosos, divertidos, próximos, etc. Esta e outras caraterística que veremos neste artigo convertem-nos em excelentes animais de companhia.
A origem desta raça provém de cruzamentos entre gatos domésticos com felinos selvagens asiáticos. O resultado é uma raça de aparência selvagem mas com caráter doméstico. Aprendamos mais caraterísticas sobre os gatos bengaleses.
O Mau egípcio é um dos gatos mais representativos. Com mais de 4000 anos de antiguidade, acredita-se que este animal é o pai de muitas raças de gatos domésticos que conhecemos hoje em dia. Vejamos os traços principais destes místicos animais.
Ainda que as origens da raça estão relacionados com bruxas e feitiços, realmente o gato selvagem do bosque da Noruega é um animal curioso que desfruta com a companhia de outras pessoas e animais. Saibamos algo mais sobre esta maravilhosa raça de gatos.
O nome destes gatos devem-se á sua origem: as selvas tropicais de Sokoke, no Quénia. Gatos atlético e vigorosos, são divertidos e brincalhões com os seus donos. Além disso, tentam comunicar-se constantemente com eles, mediante gestos e miados.
A origem dos gatos Azul russo não é de todo certa, e muito menos está o seu nome. O que sabemos é que são gatos pacíficos, carinhosos e muito apegados aos seus donos. São gatos pouco brincalhões, ideais para ter como mascote.
A raça Thai também é conhecida como siamesa tradicional já que é uma variedade dentro da mesma raça siamesa. As principais diferentes com o siamês moderno é em relação ao físico. Vejamos estas diferenças e aprendamos algo mais sobre os gatos Thai.
Os siberianos são gatosinteligentes que se adaptarão perfeitamente à vida dos seus donos, até ao ponto de imitar os seus costumes. Brincalhão e curioso, o siberiano é apropriado para famílias dispostas a deixar-lhes fazer parte da sua rotina diária.
Originário do Mosteiro La Grande Chartreuse em Grenoble, a raça Chartreux carateriza-se pela sua expressão sorridente e pelos seus olhos expressivos de cor cobre. Falemos algo mais sobre esta raça familiar e brincalhona.
Surgiu de cruzamentos entre gatos persas e siameses, o nome foi ganho da grande parecença que tem com o padrão de cor encontrado no coelho himalaio. Carinhoso e tranquilo, o gato himalaio é ideal par a vida num apartamento.
Ainda que a origem exata da raça Abissínia não está de todo confirmada, mas sabemos que é um gato super sociável, brincalhão e muito carinhosa. Falemos algo mais destes gatos tão especiais.
As primeiras aparências enganam com a raça Devon Rex. Ainda que possa parecer um gato triste e tímido, trata-se de um gato alegre, brincalhão, sociável e cheio de vida. É capaz de criar um grande vínculo com os seus donos, ainda que não suporta a solidão.
Falemos algo mais sobre uma das raças naturais mais antigas do Estados Unidos. Esta raça de pêlo grosso e caráter curioso é uma das poucas raças que de forma natura desfrutam da água e brincam nela.
Gato proveniente do cruzamento de dois siameses portadores do gene de pêlo comprido ,este gato sociável é perfeito como animal de estimação. Falemos algo mais sobre esta raça elegante.
Originário de espécies felinas africanas e asiáticas, o gato europeu comum é uma raça inteligente, afável e sociável. Graças á facilidade de se adaptar a quase qualquer espaço é uma raça ideal como gato doméstico.
Vejamos as caraterísticas principais deste gato tão especial. A ausência de cauda é o traço mais destacável da raça Manx. A sua perda gerou desde sempre muitas lendas, ainda que a explicação é completamente racional.
A raça Sphynx é uma das mais particulares e especiais que existem. Falemos algo mais sobre os seus traços, o ser tenro caráter e aprendamos a cuidar da sua pele sedosa.
A raça Bobtail Japonês é uma das mais antigas do país do sol nascente. Gato curioso e brincalhão, este carateriza-se principalmente pela sua cauda enroscada semelhante a um pompom. Aprendamos algo mais sobre esta maravilhosa raça.
Oferecemos-te uma lista completa com fichas de todas as raças de gatos. Se estás à procura de informação sobre uma raça de gato concreta para conhecer as suas caraterísticas, nesta seção encontrarás o que estavas à procura de A a Z.
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.