Registar | Iniciar sessão
Gatos persas 1 comentarios

Gatos Persas

Terça, 28 de Agosto de 2012 | 11:20

Gato persaO gato persa descende do gato turco de Angorá. Geograficamente a sua origem situa-se na zona da antiga Persia (atualmente Irão) e Ankara na Turquia. Daí o seu nome.

Os gatos persas atuais surgiram em Inglaterra no século XIX, produto do cruzamento entre o gato persa de raça pura (procedente da Pérsia), que foi introduzido na Europa através de Itália, e o angorá turco branco. Desta forma obteve-se um pêlo mais sedoso e se multiplicarão as cores do manto.

O persa foi evoluindo de forma a ficar mais gordo e menos esbelto, e com os olhos maiores, mais parecido com o originário do Irão. Tal e como a conhecemos hoje em dia é uma raça criada artificialmente, fruto de uma cuidada seleção a partir do século XIX. Foi neste século quando começarem a exportar exemplares em Inglaterra e França, onde alcançaram grande popularidade e desde onde se estenderam aos Estados Unidos.

Características físicas

O gato persa tem um corpo compacto, redondo, musculado e com uma estrutura óssea robusta. As patas são curtas e grossas. O comprimento de um gato persa geralmente oscila entre 40 a 50 cm, mais 25-30 cm de cauda e uns 30 cm de altura.

Tem uma pelagem espessa, abundante, longa e sedosa, com uma cauda bem reforçada de pêlo e ligeiramente arredondada na ponta. A sua cabeça é grande, ampla e rondas, o seu nariz é curto e as orelhas pequenas e arredondadas, muito distanciadas entre si e com mechas de pêlo longo. Os seus olhos são grandes, redondas e muito abertos.

A variedade de cores na raça persa é enorme. Os monocolores devem ter a cor igualmente intensa e sem tons claros, como preto, branco, lilás, vermelho, creme, etc. Também podem ter combinações de cores, como é o caso dos bicolores.

Caráter do Gato Persa

O gato persa é um gato doce, de temperamento muito tranquilo e pacífico. De resto há quem lhe chama o “tigre de sofá” devido ao seu caráter tranquilo. Tem uma grande necessidade de afeto e requer de frequentes amostras de carinho pela parte dos seus amos.

É muito dorminhoco. E gosta que lhe encham de piropos sobre a sua beleza. Grande observador e pouco expressivo. Carece totalmente desse instinto de caçador, o que é surpreendente num gato.

Galeria de fotos dos gatos persas
Gatos persas Gatos persas Gatos persas Gatos persas Gatos persas Gatos persas Gatos persas Gatos persas Gatos persas Gatos persas
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Terça, 16 de Abril de 2013 | 12:57
Quarta, 13 de Fevereiro de 2013 | 13:19
Sexta, 14 de Dezembro de 2012 | 13:07
Segunda, 26 de Novembro de 2012 | 10:47
Sábado, 24 de Novembro de 2012 | 15:09
Terça, 20 de Novembro de 2012 | 11:14
Comentários
Eliminar este comentário
Quinta, 4 de Outubro de 2012 | 15:59
Tenho um gatinho muito parecido com esse e gosto muito !
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.