Registar | Iniciar sessão
História dos gatos 1 comentarios

Gatos pretos

Raças de gatos pretosO gato preto na europa sempre esteve marcado pela velha superstição que remota a muito tempo atrás, desde a Idade Média. Mas o curioso é que esta mentalidade não desapareceu com o passar do tempo, mas permaneceu até aos dias de hoje, em que ver um gato preto é para muitos um sinal de mau presságio.

Infelizmente foi o gato que tem sido a principal vitima desta superstição, com resultados muitas vezes trágicos para ele.

A origem da “lenda negra” não é culpa dos próprios gatos. A culpa é de absurdas crenças que relacionavam este tipo de gatos a algo maligno.

Ao início, o gato era um felino selvagem. Na Europa, o gato-montês da Eurásia estava muto difundido. Os seus olhos eram de um verde dourado e levaram-no a ser perseguido na idade media, tal como os olhos que tinham os olhos verdes e cabelo ruivo, sinais (segundo se pensava nessa época) relacionados com o diabo.

Os Cruzados utilizaram os gatos para lutar contra as invasões de ratos negros que os mesmos tinham importado nos seus barcos, trazidos do oriente. O gato propagou-se. Converteu-se no protetor do Homem porque acabava com os ratos portadores de peste. Durante as granes epidemias, o gato era um aliado muito valioso.

No entanto, em vez de reconhecer o mérito destes gatos, na europa, o gato preto foi relacionado, pelos Ingleses, a crenças diabólicas. Desde a Idade Média, a Inquisição, e a perseguição Inglesa do gato preto associando-o às bruxas. Os ingleses queriam lutar contra os rituais pagãos, profundamente enraizados nas pessoas, e inventaram a imagem de que o gato preto era demoníaco. Para os ingleses simbolizavam o mundo da escuridão que afastava o bom cristão do caminho correto. Difundiam que participava em congregações e que era a representação perfeita de Satanás.

Em 1561 um processo acusava as mulheres de se transformarem em gatas para continuarem a realizar congregações. Estes processos acabavam sempre com a morte das acusadas, mas também com a dos pobres animais, que eram julgados como pessoas.

Por volta do seculo XVIII as mentalidades europeias começam a evoluir, embora lentamente. Esta evolução deveu-se, sem dúvida, à importação do oriente de gatos Angorá e gatos Persas. Em 1765 fundou-se a primeira escola veterinária, uma revolução enorme visto que a ideia de cuidar de um animal era completamente nova. O estudo do mundo animal assinala o fim de muitos seculos de ocultismo em que os gatos pretos foram desprezados.

Categorias: História,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
eu tenho um gato preto o nome dele e chico a primeira vez que eu vi ele eu amei ele eu nunca machuquei ele por ele ser preto
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.