Registar | Iniciar sessão

Higiene dos gatos

Basta observar o meticuloso que o nosso gato é com a higiene do seu pêlo para entender a importância deste. O seu asseio ocupa perto de um terço do seu tempo acordado.
A higiene oral dos gatos não deve ser descuidada. Os gatos têm uma tendência natural a formar placa e sarro. E uma acumulação de sarro nos dentes pode ser fonte de problemas tanto para o gato como para nós: mau odor, dor de dentes, gengivites, etc.
“Limpando-se constantemente, o gato é o animal mais limpo e mais desprovisto de vírus e merece ser acariciado”. Esta frase pronunciada por Louis Pasteur, o inventor da vacina contra a raiva, dá-nos uma ideia da higiene dos nossos animais de estimação.
Certamente que sabes que os gatos são animais que tratam de manterem-se limpos e lambem-se diariamente. É um dos traços identificativos das nossas mascotes. Falemos das razões deste ritual diário através do seguinte artigo.
Ao adotar um gato siamês devemos avaliar aspetos fundamentais em relação à higiene. Sem dúvida, uma boa higiene assegura uma menor predisposição a distúrbios e doenças.
Além dos cuidados básicos que requerem todos os gatos, os persas precisam de uns cuidados específicos principalmente devido à sua pelagem longa e sedosa. Vejamos conselhos sobre a higiene e os cuidados dos gatos persas.
Cuidar dos dentes das nossas mascotes é um dos cuidados primordiais que lhes temos que proporcionar. Muitos problemas de saúde que afetam os nossos gatos estão relacionados com a sua saúde oral, por isso há que prestar especial atenção a ela.
O prurido nos gatos é uma afeção que a pele destes animais sofre. Hoje aprenderemos as causas da sua aparição, veremos os seus sintomas e saberemos o que temos que fazer para deixar a nossa mascote saudável.
A pele dos gatos é o maior órgão que possuem e esta realiza uma das funções protetoras mais importantes na vida do animal. Hoje veremos como realizar uma higiene correta da sua pele e aprenderemos a detetar possíveis problemas nela.
Embora os gatos sejam animais muito asseados que se limpam sozinhos, é conveniente ajudá-los na escovagem para eliminar o pelo morto e prevenir problemas de saúde. Vejamos os tipos de escovagens que existem e aprendamos a utilizá-los corretamente.
Para limpar a nossa mascote de forma adequada e sem lhe causar nenhum dano, o melhor é saber a forma de o fazer corretamente. No seguinte artigo veremos uma serie de conselhos para limpar as orelhas do nosso gato.
Saibamos algo mais sobre a higiene da caixa de areia. Vejamos o comportamento dos gatos satisfeitos ou insatisfeitos na sua caixa de areia e conheçamos as possíveis razões que podem levar o nosso gato a não se sentir à vontade na sua caixa de areia.
Embora o gato penteie diariamente a sua pelagem com a sua língua, devemos ajudá-lo nestas tarefas para evitar futuros problemas como as bolas de pelo no seu estômago ou a formação de nós. Vejamos uma serie de conselhos para cuidar do pelo do nosso gato.
Acredita-se que os gatos odeiam a água, mas isso não é verdade. Se os habituarmos à água desde muito pequenos, esta atividade pode ser um tempo de socialização excelente este o nosso gato e nós.
Todos sabemos que os gatos cuidam ao máximo da sua higiene, mas nós podemos ajudá-los para que esta seja ainda mais completa. Como? Seguindo os conselhos e as recomendações que te vamos mostrar nos diferentes artigos de higiene para gatos.
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.