Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

Os gatos sonham?

Terça, 15 de Outubro de 2013 | 14:18

Os gatos sonham?Todos os que amamos os gatos certamente que mais do que uma vez desejámos saber o que é que se passa na cabeça do nosso animal de estimação. E certamente que também nos perguntámos se os nossos amigos têm sonhos como nós. Desta última dúvida falaremos no seguinte artigo, tentando responder se os nossos gatos têm sonhos e analisar por sua vez as suas rotinas de sono.

E é que um dos grandes prazeres dos nossos amigos e ao que mais horas do dia dedicam é dormir, como certamente já terás reparado. Os gatos dormem uma média de 12 a 16 horas diárias, dependendo da sua idade e do seu temperamento. Pelo que já tens uma explicação da tanta energia que demonstram quando estão despertos.

Como dizíamos, com a idade o sono é perturbado. E não é porque ao serem mais velhos necessitam de dormir menos, mas porque devido a problemas nas articulações ou dores crónicas como por exemplo causados pela artrite, não só baixa a agilidade dos movimentos dos gatos como também lhes torna mais difícil adoptar uma posição relaxada durante o sono, pelo que torna este de menor qualidade.

Isto nos leva a aconselhar-te que se veres que o teu gato começa a dormir menos do que antes ou aparenta estar incómodo enquanto o faz, o melhor é que consultes o teu veterinário o mais depressa possível.

E tratando do tema se os gatos sonham ou não, devemos dizer que os gatos, como todos os mamíferos, têm sonhos. E não só têm, como podem chegar a ter até o dobro dos sonhos dos humanos.

O registo da sua actividade cerebral durante o sono nos permite saber quando é que o sonho ocorre, mas infelizmente não nos diz que tipo de sonho que se trata. Pelo que assim ficamos sem sabê-lo.

Mas com os gatos ocorre como com os humanos, e o sono converte-se em algo essencial para restaurar o nosso cérebro todos os dias. Todas as lembranças vividas durante o dia se classificam e muitos deles voltam a viver-se, ainda que de uma forma desordenada.

Como saber se os nossos gatos estão a sonhar algo? Pois a forma de fazê-lo é fixar-nos neles com atenção. Quando os gatos sonham podemos observar nos seus olhos como as pálpebras se agitam levemente. Os bigodes dos animais também podem chegar a vibrar discretamente, e inclusive podemos em certas ocasiões ver como as suas mandíbulas se ajustam como se estivessem caçando uma presa. De resto não é raro (e certamente que terás visto) ver o animal a despertar-se depois de esticar as suas patas como se tivesse a lançar-se a uma presa.

Por último podemos dizer que a qualidade dos seus sonhos dependerá em grande escala da qualidade do seu descanso, e que o ideal é não despertar voluntariamente um gato que dorme, já que um gato despertado repentinamente pode fazê-lo agitado e arranhar como um acto de defesa.

E agora sim para concluir aconselhamos algo que mudará a tua vida por completo: se queres saber o que é relaxamento, experimenta observar com calma e atenção o teu gato a dormir. Aprecia a calma a dormir que transmite uma paz indescritível. Se nunca o fizeste, aqui fica o nosso conselho. O stress diário desaparecerá e poderás alcançar a mesma calma que o teu amigo com apenas observá-lo a dormir.

E se não tiveres gato mas queres relaxar-te ao observá-los a dormir igualmente, aqui deixamos-te uma selecção de fotos de gatos a dormir.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Terça, 29 de Julho de 2014 | 16:34
Segunda, 24 de Março de 2014 | 15:17
Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 | 15:21
Sexta, 10 de Janeiro de 2014 | 12:10
Sexta, 3 de Janeiro de 2014 | 12:27
Quarta, 18 de Dezembro de 2013 | 14:39
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.