Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

Mitos e lendas sobre os gatos

Domingo, 27 de Janeiro de 2013 | 15:15

Mitos e legendas sobre os gatosSão muitos e muito variados os mitos que circulam em redor dos gatos. Desde inumeráveis habilidades até auras mágicas que se movem com eles, são diversas as lendas que acompanham este animal.

Conheçamos alguns destes mitos felinos e saibamos se são ou não verdadeiros.

Um dos mitos mais extensos e conhecidos do mundo é o que afirma que os gatos caiem sempre de pé. Este mito não é de todo correto. Apesar de serem animais rápidos e ágeis, há momentos onde não podem reagir adequadamente.

Os gatos contam com muita flexibilidade e quando caiem é certo que a sua natureza faz com que estes procurem cair bem, mas nem sempre podem. Quanto menor for a queda, mais provável é que não caiam bem sobre as suas patas.

De todas as formas, embora caiam sobre as suas patas em alturas grandes, as lesões que podem sofrer são grandes. E isto leva-nos a outro dos mitos que circulam à volta deles., o de que os gatos têm 7 vidas.

Tal é a lenda, que existe alguns países que aumentam essa regra para 9 vidas. Evidentemente este mito é falso é falso. A chave deste mito está na caraterística de cair de pé que comentávamos anteriormente.

Resumindo diremos que, embora os gatos sejam animais muito resistentes, não estão isentos de padecer de doenças ou acidentes graves que finalmente acabem com a sua vida em pouco tempo. Embora nós, os donos, gostássemos que estes tivessem 7, 9 ou 16 vidas, não é verdade?

Outro dos mitos que circulam sobre os gatos é o relacionado com o leite. Nos desenhos os gatos estão sempre a bebê-lo, mas na vida real estes apenas bebem leite materno nos seus primeiros dias. Mas depois os gatos, por regra geral, apresentam intolerância à lactose.

Igualmente famosa e repetida é a sua inimizade com os cães. É certo que são animais que se não estiverem em contato com eles desde pequenos tendem a dar-se mal, por serem animais territoriais, mas se forem juntos desde pequenos, podem ser grandes amigos. Tudo depende do processo de sociabilidade que ambos tenham recebido.

Certamente que também terás ouvido que os gatos contam com uma excelente orientação e que, não só nunca se perdem, mas também sabem sempre chegar a casa. Este mito é praticamente certo. Os gatos que saem para a rua e que infelizmente não voltam, não costuma ser por razões de perda, mas por outras razões externas.

E não podemos deixar de recordar o mito mais famoso de todos, o que fala do azar dos gatos pretos. Este mito não só é falso, mas também há outras culturas que pensas que os gatos dessa cor estão relacionados com a sorte, atraindo-a.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Terça, 26 de Agosto de 2014 | 13:30
Terça, 12 de Agosto de 2014 | 12:36
Sexta, 1 de Agosto de 2014 | 15:11
Terça, 29 de Julho de 2014 | 16:34
Segunda, 24 de Março de 2014 | 15:17
Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 | 15:21
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.