Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

Calcular a idade de um gato

Quarta, 3 de Abril de 2013 | 17:19

Calcular a idade de um gatoPara saber a idade de uma cria de gato, o método mais usado e que nos dirá a resposta com maior fiabilidade é dar uma olhada aos seus dentes, levantando-lhe os lábios com suavidade.

Os gatos jovens têm um total de 26 dentes temporários, parecidos aos dentes de leite humanos: contrariamente a nós, têm 14 na mandibula superior e apenas 12 na inferior.

Ao nascer, o gatinho carece de dentes. Os dentes começam a sair das suas gengivas, aproximadamente, às duas semanas de idade, mas isto pode demorar até às quatro.

Os primeiros a aparecer são os incisivos, entre as duas e as quatro semanas. Durante este período vão crescendo de forma visível. Por volta das três e quatro semanas de idade, acontece o mesmo com os caninos.

Por ultimo, entre as quatro e as seis semanas de vira, o gatinho apresenta os pré-molares temporários ma mandibula inferior. Aos dois meses de vida, ou um pouco antes, terá a sua dentição completa de 26 dentes.

Estes dentes temporários vão sendo substituídos por uma dentição que o acompanhará durante a sua vida de adulto. Por volta dos três meses e meio ou quatro meses, começam a sair os incisivos permanentes e repete-se um processo análogo. Aos seis meses, o gato tem a sua dentição adulta completa.

A partir daqui, calcular a idade começa a complicar-se e devemos prestar atenção, sobretudo ao estado de conservação dos dentes. Um gato de um ano costuma ter os dentes limpos e brancos. Após um ano ou dois, os dentes começam a ficar opacos e pode encontrar-se tártaro, com um tom amarelento, sobretudo nos dentes traseiros.

Com três ou cinco anos, o tártaro estende-se a todos os dentes e podemos observar um leve desgaste. Entre os cinco e os dez anos, com um gato adulto, podemos ver que os dentes têm um desgaste muito notório, e que as gengivas começam a variar de cor.

Por ultimo, um gato na sua velhice (a partir dos dez anos) costuma ter dentes muito desgastados e com grande quantidade de tártaro. Dessa forma, é normal que percam vários dentes à medida de envelhecem.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Terça, 26 de Agosto de 2014 | 13:30
Terça, 12 de Agosto de 2014 | 12:36
Sexta, 1 de Agosto de 2014 | 15:11
Terça, 29 de Julho de 2014 | 16:34
Segunda, 24 de Março de 2014 | 15:17
Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 | 15:21
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.