Registar | Iniciar sessão
Cuidados dos gatos 0 comentarios

Cuidados de gatos recem-nascidos

Quinta, 21 de Fevereiro de 2013 | 11:34

Cuidados de gatos recem-nascidosInfelizmente ainda existe muita gente que se livra dos gatinhos recém-nascidos quando a sua mãe os pare. No seguinte artigo trataremos de explicar os cuidados que esses pequenos precisam ao serem encontrados, porque ao serem tão pequenos e estarem privados dos primeiros cuidados da sua mãe, estes precisam de cuidados especiais.

Quanto mais pequenos forem s gatinhos, mais atenção lhes teremos que dar, porque os primeiros dias são vitais para a vida destes. O trabalho da mãe, nestes primeiros meses, é essencial para a vida dos pequenos, mas não devemos preocupar-nos porque podemos chegar a suprir essas atenções maternas e fazer com que os pequenos cresçam saudáveis e fortes.

A primeira coisa que temos que fazer é inspecionar se os gatos estão bem. Isto será feito olhando detalhadamente para cada um dos gatos procurando problemas exteriores que possamos notar como nódulos, etc. O ideal é que esta revisão seja realizada por um veterinário, porque é possível que os gatos aparentemente estejam bem, mas que tenham algo interno que nós não notemos.

Por regra geral, os gatinhos que miam, que procuram o leite ou que dormem tranquilos, são gatos saudáveis. E falando em leite, é importante saber as necessidades alimentárias que os pequenos desta idade têm. Que alimentos necessitam os gatos tão pequenos?

Neste tema, quem te vai ajudar melhor é o veterinário, mas o normal nestes casos é que nos primeiros dias os alimentemos com leite especial para gatos recém-nascidos com suplementos vitamínicos, administrado com um biberon especial para estas idades.

Este alimento terá que ser dado a cada duas ou três horas, que é o tempo que passa entre uma toma e outra quando é a sua mãe quem cuida deles.

Depois de cada toma é importante massajar a sua zona abdominal para estimular a sua digestão. Prolonga esta massagem durante aproximadamente um minuto. Dia após dia notarás mudanças no tamanho e no peso dos pequenos (entre 50 e 100 gr). Se não o notares, leva-o rapidamente ao veterinário para que analise se está tudo bem.

Além disto, também temos que estimular a urina e a defecação dos pequenos durante as três primeiras semanas. A mãe é a que o faz, lambendo a área ano-genital depois de cada toma. Nós podemos imitar esse efeito esfregando a zona com algodão húmido. Esta esfrega será feita de forma descendente, para a zona do abdómen.

Os gatos precisam de calor nestes primeiros dias já que nascem sem gordura corporal e sem ela não são capazes de manter a temperatura adequada. Por isso teremos que gerá-lo nós mesmos. Forra a sua cama com objetos que gerem calor como jornais ou mantas de lã. Além disso coloca a cama num lugar quente e sem correntes de ar.

Na primeira semana precisam de muito calor, por isso nesses primeiros dias recomento-te que coloques uma fonte de calor como uma bolsa de água quente debaixo dos panos que te falava.

Muda estes objetos regularmente para que os gatos estejam sempre limpos e secos, aspetos importantes para o seu crescimento, Os objetos que utilizemos com eles também têm que estar muito desinfetados, tal com as nossas mãos.

A higiene dos pequenos deve ser como a da mãe, que os lambe totalmente. Para fazê-lo limpa totalmente os pequenos com um trapo húmido, imitando essas lambidelas de que falávamos. Se o fizeres uma ou duas vezes por semana será suficiente.

Por último dizer que a partir da terceira semana começa a socialização dos gatinhos, pelo que é bom, a partir desse momento, acariciá-los muito e acostuma-los ao contato humano. Também, pouco-a-pouco, introduziremos o contato com outras mascotes se é o nosso caso.

As vacinas e desparasitações que os pequenos precisam, é preferível que fales com o teu veterinário, mas podes consultá-las desde aqui.

Categorias: Cuidados, Gatinhos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Segunda, 15 de Abril de 2013 | 14:11
Sexta, 11 de Outubro de 2013 | 13:01
Quinta, 5 de Setembro de 2013 | 18:53
Terça, 13 de Agosto de 2013 | 12:24
Terça, 2 de Julho de 2013 | 12:27
Terça, 23 de Abril de 2013 | 13:02
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.