Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

Porque é que os nossos gatos continuam a caçar?

Porque é que os nossos gatos continuam a caçar?Apesar de estarem muito bem alimentados (e com frequência até demais), é algo familiar para os nossos gatos, especialmente aqueles que permanecem fora de casa em algum momento do dia, o deixar pequenos “presentes” de pássaros mortos ou roedores juntos às portas exteriores da casa ou no jardim (inclusive algumas pessoas poderão ter a infelicidade de os encontrar dentro da própria casa).

Não há dúvida que trata-se de algo curioso e que desperta muitas perguntas, sobretudo quando os nossos animais de estimação estão tão bem alimentados que não têm necessidade de sair para caçar.

O que leva os gatos a caçarem?

Então, porque é que isto se sucede? Significa que os nossos queridos meninos são apenas assassinos de sangue frio? Antes de esclarecer se tal é o caso, é importante que os donos de gatos compreendam alguns pequenos detalhes do porquê deste tipo de comportamentos surgirem nos felinos.

Em primeiro lugar, os gatos são caçadores por natureza mas que conseguimos domesticar ao longo do tempo. Não obstante, devemos ter em conta que evoluíram a partir das espécies de gatos selvagens no contente africano, e por isso estes instintos estão praticamente cravados na sua conduta.

Imitando o comportamento das suas mães

Muitas pessoas que possuem gatos conhecem este feito em particular, mas torna-se difícil entender a razão porque é que alguns animais pequenos são caçados e assassinados sem serem comidos. Pensa-se que os gatos matam milhares de milhões de pequenas criaturas por ano, e apenas estamos a falado dos EUA. A razão fundamental por detrás deste comportamento indesejável é que na natureza, as mães ensinam as suas crias a obter a comida levando-lhes presas mortas, ou às vezes feridas.

Este comportamento em particular acontece mais em gatas esterilizados que ainda possuem o instinto maternal, mas ao não terem descendência jovem a quem transmitir os seus conhecimentos, optam por escolher os seus proprietários como os novos sortudos para receber os seus presentes. Por estranho que possa parecer, eles simplesmente podem estar a tratar de transmitir os seus conhecimentos às pessoas, visto que seria muito mais difícil para nós apanhar um pássaro nas árvores e por isso o nosso gato apenas está a tratar de ajudar.

Seguem os seus instintos naturais

Apesar de este tipo de comportamentos não estar bem visto pela maioria dos donos de gatos, necessitamos de entender que apenas estão a seguir os seus instintos naturais tão entranhados. A nossa responsabilidade nestes sentido, sobretudo para quem possui mais que um gato em casa, é assegurarmo-nos de não atrair pássaros para o nosso jardim nem dar-lhes de comer, para não contribuir para um final desastroso para eles.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.