Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 1 comentarios

A linguagem corporal dos gatos

Domingo, 17 de Fevereiro de 2013 | 12:31

A linguagem corporal dos gatosTodos nós, os donos dos gatos, nos perguntamos alguma vez na vida sobre o que estariam os gatos a pensar num determinado momento. É certo que com o passar dos anos e com a convivência com eles aprenderemos a decifrar o que querem ou o que precisam, mas no princípio não é simples compreendê-los.

Os gatos, embora não possam falar, comunicam-se connosco e com o seu ambiente de uma forma muito especial. Eles fazem-se entender à sua maneira, não é verdade? Para fazê-lo, usam os seus movimentos corporais, a sua capacidade sonora e inclusive certas substâncias químicas, as feromonas, que lhes ajudam a comunicar-se com outros felinos.

Para compreender melhor a linguagem dos gatos, neste artigo tentaremos aclarar o significado dos gestos da nossa mascote, sobretudo da sua cauda, dos seus olhos, das suas orelhas e dos seus bigodes. Aprendendo as chaves da linguagem corporal dos gatos, aprenderemos a comunicar-nos melhor com eles.

Existem mais de 25 movimentos corporais característicos que apresentam um significado concreto. Estes movimentos devem ser reconhecidos e interpretados para assim reconhecer o que o nosso gato deseja comunicar-nos.

Começaremos por falar dos movimentos mais básicos da nossa mascote e do que estes significam. Muitos deles, certamente que já os conheces, porque são muito típicos nos gatos.

Linguagem corporal da cauda

A cauda é uma das partes do corpo dos gatos que mais sensações transmitem. E muitos destes movimentos são muito fáceis de identificar. Conhecê-los irá fazer-nos compreender muito mais a nossa mascote, já vais ver.

Quando o nosso gato estiver sentado e mover a sua causa, demonstra concentração. No caso de chegar perto dele e notarmos que a sua cauda começa a mover-se de um lado para o outro, é porque está aborrecido com a nossa chegada e é melhor não o incomodar.

Os movimentos suaves da cauda mostram-nos a facilidade e tranquilidade do nosso animal. No caso de a ter rígida, mostra-nos a curiosidade que nesse momento o gatinho está a sentir.

Um gato assustado eriça a cauda, tal como a pelagem. No caso de a levar sempre altiva, dá a conhecer um gato de bom humor e que chama a atenção. No caso de um gato tímido, a cauda irá muito baixa ou no meio das patas.

Quando o gato, além de estar assustado, infla a sua cauda e a arqueia, o melhor é retirar-se já que isto demonstra uma posição defensiva e um possível ataque se o gato é provocado.

Linguagem dos olhos, as orelhas e os bigodes

Além dos movimentos da cauda, também existem outros movimentos importantes como são os das orelhas e dos bigodes.

Por exemplo, quando o gato tem os olhos bem abertos, é que porque se encontra observado e feliz. Quando estes, por outro lado, se encontram entreabertos é um sinal de que o gato tem muito sono. Se não for por sono, pode significar alguma infeção, para o qual se deve dirigir imediatamente ao veterinário.

Quando se observam as pupilas dos olhos com um tamanho grande, acompanhado de movimentos nervosos, o gesto diz-nos que temos um gato assustado.

Com as orelhas sabemos que um gato está feliz, se estas estiverem para cima, no caso dos gatos assustados, estas estão dispostas para baixo e nos gatos irritados, estas apontam para a frente.

No caso dos bigodes, se estes estão dispostos para as costas, o nosso gato está tranquilo. Se o gato estiver feliz, os seus bigodes estarão estendidos. No caso de estar irritado, medo, ou doença, estes estarão dispostos para trás.

Conhecendo estes movimentos, certamente que poderemos entender melhor a nossa mascote e assim evitar problemas desnecessários quando o nosso gato estiver irritado ou aborrecido.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 14 de Maio de 2014 | 14:12
Sexta, 2 de Maio de 2014 | 12:04
Quarta, 5 de Março de 2014 | 14:47
Sexta, 17 de Janeiro de 2014 | 10:59
Sexta, 22 de Novembro de 2013 | 16:15
Sexta, 8 de Novembro de 2013 | 16:38
Comentários
Eliminar este comentário
Segunda, 18 de Fevereiro de 2013 | 17:08
vou começar a tomar mais atenção aos sinais do meu gato
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.