Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

Gatos e problemas com plantas de interior

Quinta, 8 de Agosto de 2013 | 13:24

Gatos e problemas com plantas de interiorComo já terás comprovado, os gatos sentem-se atraídos pelas plantas de interior. Alguns deles as mastigam, outros raspam a terra, outros as utilizam como “caixa de areia”, etc. Para evitar este tipo de comportamentos com as nossas plantas há uma serie de truques que podemos experimentar. Conhece-os!

Em primeiro lugar queremos falar de um comportamento que pode esconder algo mais grave por detrás. Falamos dos gatos que comem as plantas. Porquê este comportamento? A causa desta forma de atuar poderá ser digestiva, por isso devemos prestar atenção.

Se o teu gato tiver acesso ao exterior, certamente que mais do que uma vez já o viste a comer erva e depois vomitá-la. Este tipo de comportamento é relativamente habitual, e as plantas fazem a função de ajuda digestiva. Pode ser que a razão para que o gato coma as plantas de interior seja pelo mesmo. Este problema podemos resolver comprando erva especial para gatos.

Mas há outros motivos que podem provocar este comportamento. Por exemplo um desequilíbrio da dieta, com uma quantidade insuficiente de fibra. Pelo que fala com o teu veterinário se detetares este tipo de comportamento.

Se os nossos gatos brincarem com as plantas os motivos podem ser diversos. Devemos cuidar por exemplo que o animal tenha jogos e distrações suficientes em casa para não se centrar em brincar com as plantas. Este tipo de comportamento pode dever-se a aborrecimento.

Pode ser igualmente uma forma de chamar a atenção ou uma forma de canalizar o stress. Pensa se o animal sente-se intimidado por outro animal, se passa muitas horas sozinho, se tem poucas distrações, se brincamos pouco com ele, etc. O stress emocional pode manifestar-se com hábitos destrutivos.

E uma vez conhecidos os problemas de comportamento e as possíveis causas, vejamos como podemos resolver este problema.

O spray de água é uma opção muito difundida entre os utilizadores, já que receber um jato de água faz com que o animal pare. Devemos fazê-lo sempre que o vermos a aproximar-se das plantas e sem que nos veja.

O uso de repelente para gatos também pode servir. O último grito são os aerossóis repelentes com deteção de movimento. Ainda que existem soluções caseiras que podemos experimentar, como as cascas dos citrinos (limão e laranja), ou bolas de naftalina. Os gatos geralmente não gostam deste tipo de odores.

Podes igualmente optar por colocar na terra da planta conchas, pedras grandes decorativas, pinhas naturais, papel de alumínio, etc. Igualmente podemos experimentar colocar paus de bambu para tentar impedir que o animal trepe a planta.

Infelizmente cada gato tem os seus gostos e estes conselhos não funcionam a 100% dos casos. Terás de ter paciência para encontrar o truque que funcione com a tua mascote.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sábado, 29 de Novembro de 2014 | 14:24
Quarta, 14 de Maio de 2014 | 14:12
Sexta, 2 de Maio de 2014 | 12:04
Quarta, 5 de Março de 2014 | 14:47
Sexta, 17 de Janeiro de 2014 | 10:59
Sexta, 22 de Novembro de 2013 | 16:15
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.