Registar | Iniciar sessão

Comportamento dos gatos

É algo familiar para os nossos gatos, especialmente aqueles que permanecem fora de casa em algum momento do dia, o deixar pequenos “presentes” de pássaros mortos ou roedores juntos às portas exteriores da casa ou no jardim.
Como advertir que um gato padece de stress? Os sintomas são variados, é importante ter em conta que a reacção perante o stress varia dependendo da natureza do animal e das experiências que viveu.
Deves saber que são durante os primeiros meses de vida do gato que definem o seu carácter, comportamento e forma de relacionar-se com outros animais. Como o seu dono, recai em ti a responsabilidade de que estes aspectos se desenvolvam de forma favorável.
Como acalmar um gato durante uma tempestade? Esta constitui uma interrogante frequente entre quem possui como animal de estimação um felino.
Já reparaste que o teu gato às vezes de repente tem picos de actividade e move-se para todo o lado sem explicação alguma? Nas seguitnes linhas ajudamos-te a entender este tipo de comportamento e mostramos-te como preveni-lo.
Preparámos uma nova entrega de dados curiosos sobre gatos, para poder conhecer ainda melhor e ser um pouco mais consciente dos muitos segredos e dados divertidos que encerra a história destes animais.
Muitos gatos lambem e mordiscam o cabelo dos seus donos. Alguns chegam inclusive a lamber a própria barba. É o teu caso? Conheçamos o que é que motivo os gatos a adoptar este comportamento estranho e, sobretudo, saibamos como evitá-lo.
Los gatos tienen diversas formas de comunicarse, aunque no todas ellas podemos percibirlas nosotros los humanos. O no podemos entender lo que quieren trasmitir. Veamos los modos de comunicación felinos para entender un poco más a nuestras mascotas.
Se o teu animal aproveita qualquer descuido para roubar comida certamente que procuras uma solução porque sabemos que é um problema incómodo. E para além disso é um costume bastante estendido, pelo que no seguinte artigo falaremos desta problemática.
São muitos os donos de gatos que dizem que os vossos gatos não param quietos nem um segundo e que em certas ocasiões parecem que estão como loucos, correndo por toda a casa, saltando e atacando tudo o que se move e sendo autênticas feras.
“Limpando-se constantemente, o gato é o animal mais limpo e mais desprovisto de vírus e merece ser acariciado”. Esta frase pronunciada por Louis Pasteur, o inventor da vacina contra a raiva, dá-nos uma ideia da higiene dos nossos animais de estimação.
Obsessão pela comida, destruição, reações imprevisíveis, ... Tens problemas deste tipo com o teu gato? Queres saber como evitar? No seguinte artigo mostramos-te uma serie de comportamentos complicados e te ajudamos a solucioná-los.
Os movimentos dos seus olhares, os seus pestanejares e as reações da sua pupila nos expressam o seu estado de espírito. Falemos um pouco mais sobre os seus olhos e sobre como estes se expressam.
Como já terás comprovado, os gatos sentem-se atraídos pelas plantas de interior. Alguns deles as mastigam, outros raspam a terra, outros as utilizam como “caixa de areia”, etc. Há uma serie de truques que podemos experimentar para evitá-lo. Conhece-os!
Queres educar bem o teu gato desde pequenino e evitar possíveis problemas futuros de comportamento? No seguinte artigo preparámos uma serie de indicações para educar corretamente um gatinho.
Certamente que sabes que os gatos são animais que tratam de manterem-se limpos e lambem-se diariamente. É um dos traços identificativos das nossas mascotes. Falemos das razões deste ritual diário através do seguinte artigo.
No seguinte artigo trataremos algumas das mudanças mais habituais que se dão no dia-a-dia dos gatos e os humanos, e veremos uma serie de conselhos para que estas transições não sejam traumáticas para os nossos amigos felinos.
Saibamos os motivos que levas as nossas mascotes a arranhar e marcar os nossos móveis, e vejamos uma serie de alternativas para acabar com essas temidas marcas contra o mosso mobiliário.
A chegada de um bebé é um momento muito especial que não queremos que seja manchado por problemas de adaptação com a nossa mascote. Por isso o melhor é habituar o pequeno, meses antes da sua chegada. Vejamos como fazê-lo.
Na hora de educar ou mudar um comportamento nas nossas mascotes, certamente que já todos fomos assaltados pela seguinte dúvida: ser restritos e castigar, ou ser tolerantes e premiar? Vejamos que postura dá melhores resultados.
Os gatos são animais territoriais. Isso quer dizer que estes têm uma relação muito forte com o território que eles estimam como seu, e que quando este se vai alterando, podem sofrer episódios de stresse felino. Saibamos um pouco mais sobre este tema.
Para compreender melhor a linguagem dos gatos neste artigo, tentaremos aclarar o significado dos gestos das nossas mascotes. Aprendendo as chaves da linguagem corporal dos gatos, aprenderemos a comunicar-nos melhor com eles.
Um problema que as nossas mascotes sofrem, e que muitas vezes passa despercebido é o da ansiedade. É bastante mais frequente do que podemos chegar a pensar. Vejamos os sintomas da ansiedade felina e as mudanças que provoca no seu comportamento.
Na hora de pensar em ter mais de uma mascote, é indispensável que tenhamos em conta elementos como a compatibilidade, a sociabilidade e a convivência entre elas. O que hoje veremos será essa compatibilidade entre os gatos e as outras mascotes.
Falar de stresse na atualidade não é apenas uma coisa de humanos. Os gatos também podem apresentar episódios de stresse que prejudicam a sua tranquilidade e podem afetar gravemente a sua saúde. Vejamos as causas que o provocam e aprendamos a evitá-las ou
Um dos problemas que nós, os donos dos gatos, temos que enfrentar é o da agressividade das nossas mascotes. Conheçamos as causas que podem gerá-la e tentar eliminá-la.
O teu gato dá muita guerra durante a noite? Este é um problema comum que costuma apresentar-se regularmente. Vejamos a que se deve esta atividade e aprendamos a mudar esses hábitos.
Embora historicamente a relação entre gatos e cães não seja de todo boa, é possível fazer com que o nosso gato e o nosso cão convivam em harmonia. Saibamos o porquê destas discussões entre gatos e cães, e vejamos conselhos para melhorar a convivência.
São muitos os donos de gatos que se queixam por as suas mascotes serem ruidosas. São frequentes os casos de gatos que miam durante a noite. Hoje veremos as possíveis causas desses miados e aprenderemos a eliminá-los.
Tanto se nos mudarmos para uma casa nova como se trazemos um gatinho novo para a família, o felino necessita de um processo de adaptação para que se sinta bem no seu novo lar. Preparamos estes conselhos para habituar o nosso gato ao novo ambiente.
Em algumas ocasiões, na educação do gato, é necessário castigá-lo para que aprenda o que não deve fazer. Hoje veremos como devem ser os castigos para os gatos e aprenderemos a educá-los bem. Mas lembra-te que o castigo físico não é permitido em caso algum
Os miados são uma das formas em que os gatos se expressão. Estes podem comunicar muita situações dessa forma, pelo que é importante não ignorar as suas chamadas. Hoje aprenderemos a interpretar os momentos e significados dos seus miados mais comuns.
Sabes tudo sobre os gatos? Contamos-te algumas das melhores curiosidades sobre o comportamento dos gatos que pode ser que não saibas. Esta é uma boa forma de conhecer o seu comportamento e de descobrir os seus segredos.
Os gatos domésticos necessitam de jogos, caricias, calma, independência, etc.Com todos estes ingredientes, a nossa mascote será um gato feliz na nossa casa. Vejamos o caráter dos gatos domésticos, as suas pequenas manias e os seus hábitos particulares.
A ultima entrega com o horóscopo dos gatos com os quatro signos do Zodíaco que nos faltam. Os gatos Virgem, Balança, Escorpião e Sagitário são os protagonistas do artigo de hoje.
Continuamos a tentar clarificar comportamentos curiosos dos gatos com novas perguntas e novas respostas sobre a sua forma de atuar.
Muitas vezes ficamos com duvidas sobre o porquê da nossa mascote fazer tal coisa, não é? Preparamos algumas das duvidas mais frequentes que te os donos dos gatos tem tentado explicar, pelo modo como se comportam.
Os gatos são animais muito particulares, não é verdade? Pois neste artigo, não só te vamos confirmar o que pensavas, como também te vamos dar novos fatos para que saibas como os nossos amigos podem ser interessantes.
O mito que diz que os gatos caem sempre de pé não está totalmente correto. Quanto menor for a altura da queda piores os cálculos dos gatos. E ainda que caiam de pé, também podem-se magoar. Falemos algo mais sobre as quedas dos gatos.
Porque é que o meu gato fa isto? Certamente que muitas vezes fizeste este tipo de pergunta. Nesta seção encontrarás informações sobre diferentes comportamento dos gatos para que compreendas um pouco mais a sua forma de ser e de sentir.
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.