Registar | Iniciar sessão
Caraterísticas e anatomia dos gatos 1 comentarios

Os sentidos dos gatos: A audição e a visão

Os sentidos dos gatos: A audição e a visãoPredador crepuscular (entardecer e amanhecer) nas suas origens, os gatos tem os sentidos muito desenvolvidos. Os nossos felinos percebem o mundo de uma maneira muito diferente da nossa.

Comparados com os nossos, podíamos dizer que os gatos têm poderes sobrenaturais, sobretudo falando dos sentidos que vamos tratar hoje. Os gatos têm tanto o sentido da audição, como o da visão muitíssimo mais desenvolvidos que o dos humanos.

Existem inclusive histórias de que gatos foram capazes de prever terramotos e outras catástrofes. A explicação mais provável é que os bigodes e as orelhas dos gatos são capazes de perceber as vibrações inaudíveis para os seres humanos.

A audição

A audição dos gatos é especialmente sensível a altas frequências. São capazes de perceber ultrasons até 50.000 Hz, enquanto os humanos apenas podem perceber até aos 20.000 Hz. Além disso, as suas orelhas podem ser orientadas para o foco do som, graças aos 27 músculos que se encontram nela. Estes permitem balançar cada uma das orelhas de forma independente, sendo assim capazes de localizar, com precisão, a fonte do ruido e a distância a que se encontra.

A surdez nos gatos brancos está relacionada com o gene “W” que também é responsável pela ausência de pigmentos na pele, que faz com que os gatos sejam brancos. Está cientificamente demonstrado que o alelo W é o responsável direto da degeneração do ouvido interno, causando a surdez no animal.

A surdez não ocorre de igual forma em todos os gatos. Esta pode ser bilateral, unilateral ou ausente. O gatinho nasce normal, mas com uma semana de idade, o seu ouvido interno, em vem de se desenvolver, passa por alterações progressivas. A degeneração geralmente completa-se após 3 semanas de vida.A visão

A visão é o sentido primordial do gato. O seu campo de visão é muito mais amplo do que o dos humanos. O seu angulo de visão binocular é de 130 graus com um campo de visão total de 287 graus, enquanto o nosso é apenas de 180 graus.

A intensidade da luz influencia a forma da pupila do animal. Quando há luz brilhante, esta aparece comprida com uma abertura estreita, mas dilata-se num círculo perfeito para adaptar-se à penumbra. Ainda que contrariamente ao que a “lenda popular” diga, os gatos são incapazes de ver numa escuridão total.

À noite, o aspeto brilhante dos seus olhos deve-se a uma capa de células da retina chamadas Tapetum Lucidum que atua como um espelho que reflete os raios luminosos, incrementando assim a luz disponível para os fotorreceptores e melhorando a visão em condições de escassa luminosidade.

Pelo contrário, parece (este é um objeto de debate) que os gatos não são capazes de perceber distinguir a cor vermelha e que, geralmente, distinguem muito mal os detalhes. A sua visão é granulosa em objetos fixos, no entanto está muito mais nítida em objetos em movimento (por exemplo uma presa em movimento).

Uma peculiaridade dos olhos dos gatos é que, além das pálpebras superiores e inferiores, estes estão protegidos por um tecido de pálpebra: A membrana nictitante.

Esta é uma pálpebra acessório que tem como objetivo proteger o globo ocular por debaixo das pálpebras principais. Num gato saudável, esta membrana deve ver-se, mas esta pode chegar a cobrir parte do olho do animal quando este está doente.

Se quiseres ler sobre os sentidos do olfato, paladar e tato dos gatos, e sobre o órgão vomeronasal, clica aqui.

Categorias: Anatomia,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Boa tarde.

Já vi pessoas gritando com gatos, por favor:
Gritar com o gato na tentativa de corrigi-lo pode trazer problemas a audição do bichinho?
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.