Registar | Iniciar sessão
Alimentação para gatos 1 comentarios

Alimentação dos gatinhos

Alimentação dos gatinhosOs gatinhos passam da infância à idade adulto em aproximadamente um ano. Como os gatos adultos, os gatinhos também requerem de quase o dobro da energia por quilo de peso corporal. Eles devem desmamar por completa entre as seis e as oito semanas de idade e deves acostuma-los a uma dieta regular de um alimento equilibrado e completo de crescimento para gatinhos.

As crias felinas necessitam de níveis altos de proteína e um aporte de aminoácido taurino, um aminoácido fundamental para a nutrição dos gatos: a sua ausência prolongada provoca graves alternações na saúde do pequeno como degeneração da retina, transtornos na reprodução, doenças nervosas, atraso no crescimento, etc.

Se a alimentação que damos à cria é equilibrada não são necessários suplementos vitamínicos. O excesso destes pode alterar o balanço nutricional e ser danoso. Os produtos vegetais carecem ou contêm escassas quantidades deste aminoácido; está mais presente nos produtos cárnicos.

É recomendável alimentar os gatinhos duas ou três vezes por dia durante esta etapa de rápido crescimento. Os alimentos secos podem ser humedecidos com água morna para suavizar o alimento e facilitar o seu consumo.

Entre os seis meses e o ano de idade podemos servir ao gato comida suficiente para todo o dia e que o gato se alimente livremente. Mas deveremos evitar a sobrealimentação. A quantidade de alimento dependerá da atividade e da condição corporal. De superar a quantidade de alimento que o gato necessita cairíamos num problema de obesidade, problema bastante comum, mas que devemos evitar no nosso gato já que não recomendável para a sua saúde.

É conveniente consultar o veterinário na altura do check-up. Um veterinário pode-te ajudar a verificar a condição corporal do seu gato e, se for necessário, recomendar-te um programa de redução de peso.

Podemos seguir as instruções dos pacotes onde vêm o alimento para gatos e usá-los como guia. Os gatos ativos ou os gatos que estão expostos ao exterior, podem requerer mais alimento para manter uma boa condição corporal.

Categorias: Alimentação, Gatinhos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Olá, boa tarde. Meu nome é Alessandro e também gosto muito de gatos. Temos uma fêmea Siamês. Vi aqui no fórum vários tópicos relacionados a alimentação de gatos. Já faz algum tempo que paramos de dar alimentos industrializados para a nossa gatinha. Eu tenho um amigo que perdeu 2 gatos em um intervalo de tempo muito curto. Cerca de 60 dias. Após esta terrível perca ele descobriu que as rações industrializadas fizeram muito mal para o gato dele e acelerou o processo de morte dos seus bichanos. Após esta terrível perca ele descobriu que a ração industrializada faz muito mal para os gatos. Apos muita pesquisa ele desenvolveu uma dieta para que nossos gatos tenha uma vida mais saudável.

Se você ama seu gato e pretende dar a ele qualidade de vida então acesse este site euamogato.esy.es e assista ao vídeo que ele fez contanto a história dele.
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.